Campeonato de Kart Amador
Formula SKR de Kart Amador
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REGULAMENTO E PEDIDO DE REVISÃO DE INCIDENTES

A FÓRMULA SKR disponibiliza um canal para revisão de incidentes durante as etapas. O piloto que se sentir lesado por algum acontecimento terá até dois dias úteis após a etapa para entrar em contato com a Organização e pedir a revisão do fato ocorrido com o máximo de detalhes e dados que possuir (videos, testemunhos e explicações).

Após esse contato, a Organização escutará os pilotos envolvidos e, com o auxilio anônimo de três pilotos, tomará a melhor decisão. Lembrando que após o prazo de dois dias úteis, apenas a Organização poderá iniciar uma revisão de incidente.



    Formulário para revisão de incidentes

    Quando, como, com quem, detalhes etc.
Submeter

REGULAMENTO FÓRMULA SKR 2020

1. COMISSÃO ORGANIZADORA

1 Fabio Guedes - Diretoria Operacional / Financeira
2 Guilherme Treu - Diretoria de Produtos / Mídias
3 Gabriel Bianchi – Conselho Administrativo
4 Samer Ghosn - Conselho Administrativo
5 Leandro Rodrigues - Conselho Administrativo
6 Denis Heib - Conselho Administrativo
7 Ricardo Henrique - Conselho Administrativo


REGULAMENTO GERAL

​
2. CANAIS OFICIAIS, CALENDÁRIO OFICIAL E TERMOS DEFINIDOS

2.1 Site: Significa o site oficial do campeonato de kart indoor amador, localizado no endereço eletrônico http://www.formulaskr.com.br. Esse endereço poderá ser alterado pela Comissão Organizadora ao longo do ano corrente, o que será previamente avisado a todos os Pilotos via os demais Canais Oficiais, conforme definido nos itens 2.2, 2.3 e 2.4 abaixo. Para evitar desencontros, a Comissão Organizadora envidará seus melhores esforços para que o endereço antigo fique no ar até o final do ano corrente com o link de acesso ao novo endereço.

2.2 E-mail: As principais informações referentes às etapas (horários e comunicados), pagamentos e eventos extras, quando aplicáveis, serão enviados via e-mail aos Pilotos inscritos. É de extrema importância que os mesmos mantenham estes endereços atualizados. A manutenção do endereço eletrônico atualizado é de exclusiva responsabilidade dos Pilotos Inscritos, sendo certo que a Comissão Organizadora não será responsabilizada por envio de comunicações oficiais para endereços eletrônicos desatualizados na hipótese de descumprimento, por parte do Piloto Inscrito, de seu dever de atualizar suas informações pessoais.

2.3 Facebook: O Facebook será utilizado de duas formas: o grupo de Pilotos (acesso privado) para a integração entre os mesmos; e a página oficial do campeonato (perfil público) para divulgação de informações do campeonato, promoções e disponibilização das fotos de nossas etapas.

2.4 Whatsapp: o Whatsapp será utilizado de duas formas: o grupo de Pilotos para a interação entre os mesmos e grupo travado para comunicados importantes com necessidade de acesso rápido, principalmente em dias de corrida. É de extrema importância que o Piloto inscrito mantenha seu número atualizado no cadastro junto à Comissão Organizadora, sendo de sua única responsabilidade informar a Comissão Organizadora sobre eventuais alterações no número pessoal do Piloto Inscrito.

2.5 Calendário Oficial: O calendário oficial de 2020 está disponível no Site (Temporada 2020 > Calendário), conforme definido acima.

2.6 Outras Definições:

2.6.1. Comissão Organizadora significa a comissão formada pelos membros elencados no item 1 deste Regulamento;

2.6.2. Piloto Inscrito ou simplesmente Piloto significa qualquer piloto inscrito na Temporada 2020 do Campeonato Fórmula SRK de Kart Amador, seja na condição de Piloto Oficial ou de Piloto Reserva, conforme definições abaixo;

2.6.3. Piloto Oficial significa qualquer piloto inscrito na Temporada 2020 do Campeonato Fórmula SRK de Kart Amador dentro das vagas oficiais mencionadas no item 3.1, abaixo; 

2.6.6. Piloto Convidado significa qualquer piloto que não tenha sido inscrito na condição de Piloto Oficial na Temporada 2020 da Fórmula SKR, conforme mencionado no item 3.1, abaixo.


3. INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS

3.1 As inscrições serão realizadas via internet através de link disponibilizado por meio dos Canais Oficiais do campeonato. Para a temporada 2020 serão abertas 70 (setenta) vagas para Pilotos Oficiais, sendo 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada CUP SPORT e 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada CUP PRÓ. A Comissão Organizadora se reserva no direito de alterar o número de vagas oficiais desde que comunicado previsamente aos pilotos.

3.1.1. Os Pilotos Convidados estão autorizados a correr durante todo o ano, desde que o número máximo de vagas para a bateria não seja atingido pelos Pilotos Oficiais, que terão preferência na reserva de suas respectivas vagas até 7 (sete) dias antes da data marcada para a realização da etapa oficial ou recreativa. Após o prazo de 7 (sete) dias supramencionado, os Pilotos Convidados poderão manifestar seus interesses nas vagas não preenchidas pelos Pilotos Oficiais.

3.2 Para a temporada 2020, o valor de cada etapa para ambas as categorias será de R$ 163,00. Neste valor está incluída a mensalidade de R$ 43,00 (quarenta e três reais) cobrada em todas as etapas, ainda que o Piloto não manifeste interesse em participar da referida etapa, e visa custear toda a estrutura oferecida (bebidas, troféus, fotógrafo, filmagens, materiais, etc). No caso dos Pilotos Convidados, a cobrança da mensalidade ocorrerá somente quando o mesmo participar da etapa.

3.2.1. Excepcionalmente, antes da primeira etapa, também será cobrado de cada um dos Pilotos Oficiais o valor de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) referente à inscrição para cada categoria, o que dará direito ao piloto de participar do campeonato e receber o kit oficial. Qualquer piloto Convidado que venha a se tornar Piloto Oficial ao longo do campeonato também deverá efetuar o pagamento de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) referente à inscrição. Esse valor poderá sofrer alterações ao longo do ano em função de condições especiais ou aplicação da proporcionalidade, a cargo da Organização do campeonato. 

3.3 O vencimento para pagamento da etapa se encerrará até 10 (dez) dias antes da mesma e o piloto será notificado antecipadamente por e-mail com mais informações. Caso não haja o pagamento dentro do prazo acima, o piloto será notificado uma única vez para a efetivação do pagamento em até 7 (sete) dias antes da etapa. A partir dessa data, a Comissão Organizadora se reserva ao direito de ofertar a vaga em aberto aos Pilotos Convidados.

3.3.1 Em caso de ausência na etapa, o Piloto Oficial deverá pagar o valor da mensalidade nos termos do item 3.2 acima. Isso se faz necessário porque os custos de toda a estrutura ao longo do ano foram divididos contando com a participação de todos os Pilotos Oficiais.

3.4 O Piloto que realizar o pagamento terá o prazo de até 3 (três) dias antes da realização da etapa para manifestar sua desistência e solicitar o reembolso do valor. Após esse prazo, o valor NÃO será reembolsado.

3.4.1. Em situações especiais, a serem assim julgadas pela Comissão Organizadora, a regra deste item 3.4 poderá ser excepcionada e a Comissão Organizadora pode, a seu exclusivo critério, decidir pelo reembolso do valor pago pelo Piloto.

3.5 Os prazos citados nos itens anteriores poderão sofrer alterações por parte da Comissão Organizadora. Sugerimos a todos que acompanhem os prazos a cada etapa.

3.6 Novos Pilotos Oficiais poderão se inscrever no campeonato até o final da Fase 1. Após o início da Fase 2 não serão aceitos novos Pilotos Oficiais para o campeonato.

3.6.1 Em caráter de excepcionalidade, na hipótese de necessidade de preenchimento de vagas para formação do grid em qualquer das categorias, a Comissão Organizadora poderá decidir pela unificação das categorias para que ambas corram em uma bateria apenas.

3.7 Pilotos Convidados poderão participar das etapas e concorrerão a um troféu exclusivo (vencedor entre os convidados), de forma a não interferir para fins de pódio e classificação para o campeonato.

3.7.1. A Comissão Organizadora deverá, a seu exclusivo critério e considerando as circunstâncias de cada etapa, decidir em qual bateria o Piloto Convidado competirá.

4. IDADE MÍNIMA

4.1 A idade mínima para os pilotos inscritos no campeonato do ano de 20120 é de 13 (treze) anos de idade completos.

5. TEMPORADA

5.1 Toda a infraestrutura dos kartódromos participantes da temporada 2020 é de responsabilidade de seus proprietários.

5.2 A formação e os horários de cada etapa serão enviados através dos Canais Oficiais em tempo hábil.

5.3 As condições dos karts, bem como da pista, são de total responsabilidade do kartódromo. Em caso de acidentes, quebra de karts, problemas de cronometragem e/ou algum fator fora do controle da Comissão Organizadora e que venha a interferir negativamente nos resultados finais de corrida, a mesma não se responsabilizará pelos ocorridos.

5.4 É obrigação de cada Piloto portar e utilizar todo o equipamento obrigatório (capacete, luvas, balaclava e calçados fechados). Caso seja constatado que o Piloto está sem algum dos equipamentos obrigatórios, o mesmo poderá ser impedido de entrar na pista até regularizar tal situação. Vale lembrar que todos os kartódromos parceiros da Fórmula SKR disponibilizarão estes equipamentos (com exceção dos calçados), aos nossos Pilotos. Caso não disponibilizem, os pilotos serão avisados antecipadamente. Pode haver cobrança de valores pelos kartódromos parceiros da Fórmula SKR para locação dos referidos equipamentos.

5.5 Caso o Piloto adentre a pista sem portar todos estes equipamentos, o mesmo poderá ser penalizado com Stop And Go e instruído para que regularize a sua situação, sendo contabilizada normalmente a penalização sem direito a descarte. A responsabilidade é do Piloto, tendo em vista que a finalidade dos equipamentos é garantir a segurança do próprio Piloto.

5.6 Não é de responsabilidade da Comissão Organizadora fornecer qualquer equipamento de segurança.

6. EQUIPAMENTO (CHASSI, MOTOR, ETC.)

6.1 O kart será fornecido pelo kartódromo através de sorteio realizado pela Comissão Organizadora antes do início de cada etapa.

6.1.1. O sorteio mencionado neste item 6.1 deverá ser realizado pela Comissão Organizadora com base na lista de karts informada pelo respectivo kartódromo. O sorteio será feito de forma completamente aleatória, seja por método manual ou por computador, a exclusivo critério da Comissão Organizadora. Os Pilotos serão informados a respeito dos números sorteados pela Comissão Organizadora antes do início da bateria, em momento que seja considerado adequado a critério da Comissão Organizadora.

6.2 A Comissão Organizadora, em acordo com o kartódromo, reserva para si o direito de retirar quaisquer karts da prova por diferença de desempenho.

6.3 Não será permitido nenhum tipo de ajuste ou alteração nos karts, exceto ajuste no banco para acomodar melhor os Pilotos. O Piloto flagrado mexendo em qualquer parte mecânica do kart (motor, freios, tanque de combustível, cabos, etc.) será desclassificado da etapa imediatamente e receberá pontuação de último colocado. Esta punição também não poderá ser descartada.

​7. TERMO DE RESPONSABILIDADE

7.1 Todos os Pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto à Secretaria do Kartódromo. Caso contrário, o Piloto será impedido de participar da prova.

8. RECOMENDAÇÕES

8.1 Não será tolerado o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas pelos Pilotos Inscritos. Os Pilotos que desrespeitarem essa norma e/ou se excederem dentro do evento serão impedidos de correr e punidos a critério da Comissão Organizadora.

8.2 Os Pilotos respondem pelos atos praticados e pelos membros de sua equipe e de seus convidados e serão responsabilizados, conforme descrito nos itens de Punições deste Regulamento.

8.3 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela perda, dano, furto ou roubo de quaisquer equipamentos, acessórios ou bens particulares que cada Piloto traga consigo no decorrer das etapas do campeonato.


REGULAMENTO - CATEGORIA CUP


9. FORMATO DO CAMPEONATO (CATEGORIA CUP)

9.1 O campeonato da Categoria CUP será realizado em 11 (onze) etapas oficiais distribuídas ao longo do ano de 2020.

9.2 O campeonato será dividido em duas fases. As duas primeiras fases serão compostas por 5 (cinco) etapas cada, com pontuações totalmente independentes. Após o encerramento das duas fases, teremos uma grande final na 11º Etapa e os pilotos terão um bônus referentes às suas posições finais em cada fase. 

9.3. Para a Temporada 2020, a subcategoria NOVATOS (somente na SPORT) está mantida. Os Pilotos enquadrados nessas subcategorias disputarão paralelamente aos dois títulos (categoria e subcategoria) e estarão devidamente identificados na tabela de classificação.

9.3.1 Estará enquadrado na subcategoria NOVATOS o Piloto que comprovar não possuir mais do que 2 (dois) anos de participação em campeonatos de kart amador ou qualquer outra categoria. Tal comprovação será realizada através de pesquisas do nome do piloto em campeonatos de kart amador/automobilismo nos anos anteriores.

9.4 Os Pilotos inscritos no campeonato estão vetados a participar de baterias abertas dentro de um período de contenção de 3 (três) horas anteriores ao horário da primeira bateria agendada para a realização da da etapa oficial. A título exemplificativo, se a primeira bateria da etapa oficial estiver marcada para as 16h00, a última bateria aberta que o Piloto Oficial poderá participar sem penalizações é a das 12h30.

9.4.1 A regra do item 9.4 acima poderá ser excepcionada caso o Piloto esteja comprovadamente participando de outro campeonato que possua etapa a ser realizada no mesmo kartódromo e durante o período de contenção. Será necessário prévio aviso desta situação à Comissão Organizadora.

9.4.2 A punição para o Piloto que infringir a regra estabelecida no item 9.6 acima será largar obrigatoriamente dos boxes após o treino classificatório, que poderá ser executado normalmente. Em caso de a Organização tomar ciência da infração após a realização da etapa oficial, o Piloto sofrerá um acréscimo de 30 segundos (equivalente a um Stop & Go) em seu resultado final da corrida. 

10. LOCAIS E DATAS DAS ETAPAS
(CATEGORIA CUP)

10.1 A Temporada 2020 obedecerá ao Calendário Oficial, conforme definido no item 2.5, acima.

10.2 Qualquer alteração ou mudança deverá ser comunicada pela Comissão Organizadora aos Pilotos com antecedência suficiente para programação dos mesmos e será realizada via Canais Oficiais (Site/E-mail/WhatsApp/Facebook/Calendário Oficial).

11. CAMPEONATO DE EQUIPES 
(CATEGORIA CUP)

11.1 A edição de 2020 do campeonato não contará com competição por equipes, mas a Comissão Organizadora se reserva o direito de instituir tal modalidade de competição ao longo do campeonato caso entenda necessário, mediante comunicação prévia aos Pilotos por meio de qualquer um dos Canais Oficiais.

12. PONTUAÇÃO 
(CATEGORIA CUP)

12.1 A pontuação de cada Piloto obtida em sua respectiva bateria será dada da seguinte forma (exceto para a etapa com Mini Endurance):
Imagem
12.2 Além dos pontos do item 12.1 e 12.1.1, o(s) Piloto(s) que largar(em) na pole position e realizar(em) a volta mais rápida da sua respectiva bateria serão premiados com 01 (um) ponto extra. 

12.3 Os pilotos que realizarem os pagamentos das etapas dentro do prazo oficial (10 dias antes da etapa) ganharão 1 ponto nas etapas finais de cada fase e na grande final da temporada.

13. FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA 
(CATEGORIA CUP)

13.1 A ordem de largada de todas as etapas da temporada 2020 será formada através de treino classificatório com duração de até 5 (cinco) minutos.

13.2 A formação do grid no momento da largada é de única e total responsabilidade do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.

13.3 O alinhamento do grid será feito em fila indiana ou com alinhamento lado a lado, a critério da Comissão Organizadora ou do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.

13.4 A largada se dará via painel de luzes ou bandeira verde, a critério da Comissão Organizadora ou do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.

14. PESAGEM 
(CATEGORIA CUP)
 
14.1 Os Pilotos que pesarem menos de 90 kgs (noventa quilogramas) deverão usar lastro até alcançarem o peso de 90 kgs (noventa quilogramas). Os lastros serão fornecidos pelos kartódromos ou trazidos pelos próprios Pilotos.

14.2 Não haverá pesagem dos Pilotos antes da bateria. A informação do lastro necessário será de responsabilidade única e exclusiva do Piloto, que deverá informar a Comissão Organizadora na semana prévia da corrida através do link oficial enviado pela Comissão Organizadora e disponibilizado na Programação Oficial da etapa. O Piloto poderá alterar o lastro no dia da prova, mas para isso deverá comunicar a Comissão Organizadora em até 30 (trinta) minutos antes do início da bateria.

14.2.1 Os 7 (sete) primeiros colocados de cada bateria, além de outros Pilotos escolhidos de forma aleatória, serão pesados após o término da bateria. Caso o conjunto Piloto e lastro (lastro do kartódromo e/ou pessoal), esteja inferior a 90 kgs (noventa quilogramas), o Piloto será punido ou desclassificado, e impossibilitado de descartar este resultado, conforme itens 16.6 e 16.7, deste Regulamento. A Comissão Organizadora poderá alterar o lastro se julgar necessário, mediante prévio aviso a todos os Pilotos.

14.3 Os Pilotos que, após a pesagem apresentarem a necessidade de lastro superior ao permitido pelo kartódromo (15 a 25 quilogramas, dependendo do local), serão obrigados a correr com lastro próprio suficiente para complementar o peso conjunto de 90 kgs (noventa quilogramas)

14.4 É vedada a fixação de lastro próprio em locais que ofereçam risco à segurança do Piloto e/ou de terceiros.

14.5 A responsabilidade pelo cumprimento do peso e da utilização correta dos lastros é exclusivamente do Piloto.

14.6 O peso referência de 90 kgs (noventa quilogramas) poderá ser alterado pela Comissão Organizadora em caso de necessidade, com prévio aviso e divulgação aos Pilotos.

15. TROCA DE KART 
(CATEGORIA CUP)

15.1. Durante o treino classificatório, cada Piloto deve efetuar, no mínimo, 01 (uma) volta completa com seu kart antes de efetuar a troca do mesmo, exceto se o kart sorteado estiver em manutenção e impossibilitado de sair dos boxes e/ou com aparente avaria. Assim sendo, o piloto informará ao Diretor de Prova, que fará a avaliação e determinará ou não a troca do kart. Nestes casos, não será considerado como troca e o Piloto terá outro kart sorteado.

15.2 Cada Piloto poderá realizar até 05 (cinco) trocas de kart em cada fase do campeonato. A partir da 6ª troca (incluindo esta), o piloto será punido com 2 (dois) pontos na classificação geral a cada troca.

15.3 O Piloto que optar por trocar o kart e estiver utilizando lastro deverá transferi-lo para o novo kart. Caso não faça isso e entre na pista com o novo kart sem lastro, o mesmo estará sujeito às penalizações por falta de peso.

15.4 O Piloto que estiver entrando no box deverá diminuir a velocidade, de forma a respeitar a segurança dos demais Pilotos, mecânicos e organizadores presentes no local. Os infratores estarão sujeitos a punições, conforme descrito no item 16.5, sem direito de descarte desta punição.

16. PENALIZAÇÕES NA PISTA 
(CATEGORIA CUP)

16.1 Bandeira de advertência: a Direção de prova da Fórmula SKR poderá advertir o Piloto com a bandeira de advertência se assim entender merecido após alguma situação de pista. A cada 03 (três) bandeiras de advertência aplicadas para o Piloto durante cada fase do campeonato (acumulativas), o mesmo perderá 02 (dois) pontos na classificação geral. Essa penalização não poderá ser descartada, mesmo que o Piloto descarte o resultado da etapa em que sofreu uma ou mais advertências.

16.2 Acréscimo de tempo: a Direção de prova da Fórmula SKR poderá advertir o Piloto com acréscimo de tempo se assim entender merecido após alguma situação de pista. Nesse caso, o Piloto receberá a bandeira de advertência acompanhada de uma placa com o tempo a ser acrescido ao final da prova (5, 10, 20 ou 30 segundos). Nesse caso, não se faz necessária a passagem pela área de box e o Piloto pode continuar normalmente a corrida.

16.3 Bandeira de Stop and Go: quando receber essa bandeira, o Piloto deverá obrigatoriamente fazer uma passagem pelos boxes, parando completamente o kart e prosseguindo em seguida. A aplicação desta bandeira será de responsabilidade do Diretor de pista do kartódromo e/ou do Diretor de provas do campeonato.

16.3.1 O piloto terá até 3 (três) voltas para cumprir a passagem pelos boxes. Caso o Piloto permaneça na pista receberá a bandeira preta indicando sua desclassificação da prova. Após a terceira passagem com bandeira preta, caso o Piloto não entre para o box, a direção de provas dará bandeira vermelha interrompendo a prova para retirar o Piloto. Neste caso, a relargada será em “fila indiana”, sendo considerado para formação a o grid da volta anterior à paralisação.

16.3.2 Caso o Piloto receba essa bandeira em sua última volta, deverão ser acrescidos 30 (trinta) segundos ao seu tempo de prova.

16.3.3 Em caso de atitude anti-desportiva e aplicação desta bandeira, o Piloto poderá perder até 05 (cinco) pontos na classificação geral, caso a Comissão Organizadora entenda que o fato gerador da punição decorreu de acidente grave causado intencionalmente pelo Piloto punido.

16.3.4 Quando a bandeira de Stop and Go for utilizada para recolher um Piloto que esteja com problemas técnicos no kart ou em seus equipamentos de segurança, não será considerada como penalização. Neste caso, se o Piloto não atender à determinação da Direção de provas da Fórmula SKR, deverá ser submetido ao mesmo procedimento previsto no item 16.3.1 acima.

16.4 Desclassificação da prova: o Piloto desclassificado receberá 0 (zero) pontos e este resultado não poderá ser descartado na fase.

16.5 Excesso de velocidade nos boxes: os Pilotos que percorrerem a área dos boxes em velocidade excessiva e forem observados pela Comissão Organizadora ou pela Direção de prova da Fórmula SKR com tal conduta serão punidos por meio da perda de 02 (dois) pontos na etapa e este resultado não poderá ser descartado na fase. Em caso de reincidência em relação a esta punição, o Piloto será suspenso por 01 (uma) etapa.

16.6 Falta de peso de até 5kg (cinco quilogramas): se o Piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com peso de até 5kg (cinco quilogramas) abaixo do permitido neste Regulamento, o mesmo será punido com a adição de 30 (trinta) segundos ao seu tempo final de prova. Em caso de reincidência, será desclassificado da prova. Para fins de pontuação extra (Pole ou Melhor Volta), o piloto punido neste item não será considerado. 

16.7 Falta de peso igual ou superior a 5,1kg (cinco quilogramas e cem gramas): se o Piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com peso de 5,1kg (cinco quilogramas e cem gramas) ou mais abaixo do permitido neste Regulamento, o mesmo será desclassificado da etapa. Em caso de reincidência, será suspenso por 01 (uma) etapa. 
Para fins de pontuação extra (Pole ou Melhor Volta), o piloto punido neste item não será considerado. ​

16.8 Trocas de kart: Conforme descrito no item 15.2, o Piloto que realizar mais de 05 (cinco) trocas de kart em cada fase do campeonato será punido com 2 (dois) pontos a cada troca adicional. Serão desconsideradas desse controle as trocas em função de avarias no kart, desde que comprovado pelos mecânicos do kartódromo e/ou por avaliação da direção de provas.

16.9 Utilização das mãos para acelerar o kart durante a largada: durante todo o procedimento de largada, o Piloto que colocar qualquer uma de suas mãos na região do motor do kart será punido com uma Bandeira de Advertência ou Acréscimo de Tempo, a critério do Diretor de Prova, nos termos dos itens 16.1 e 16.2 acima.

17.10 “Empurrar” kart de outro piloto: um Piloto poderá “empurrar” o kart de outro Piloto com o seu próprio kart, desde que tal manobra não cause prejuízo a outros Pilotos ou seja utilizada como forma de conduta antidesportiva, hipóteses nas quais o Diretor de Prova poderá aplicar, a seu exclusivo critério e considerando o prejuízo causado, qualquer das seguintes punições: Bandeira de Advertência, Acréscimo de Tempo, Bandeira de Stop and Go ou Desclassificação da prova, nos termos dos itens 16.1 a 16.4 acima.

18. ETAPAS 
(CATEGORIA CUP)

18.1 Os Pilotos deverão comparecer ao kartódromo no horário informado nos Canais Oficiais para participarem do “Briefing”, pesagem, sorteio de karts e instruções gerais.

18.2 A duração da prova será de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) minutos, sendo até 05 (cinco) minutos de treino de classificação e até 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) minutos de corrida. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.

18.3 Cabe ao Piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, no local determinado para o "briefing" e manter-se atento ao efetivo horário de sua bateria. O Piloto que não estiver presente no kartódromo no horário determinado sofrerá a punição imposta no item 17.4 deste Regulamento. Caso o Piloto não chegue a tempo para a disputa da bateria, o mesmo perderá o direito da participação da prova, e não terá ressarcimento do valor pago.

18.4 A apuração dos tempos de voltas e a cronometragem da prova são de inteira responsabilidade e atribuição única do kartódromo.

18.5 O Piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término do treino classificatório poderá retornar para a pista, mas largará da última posição. Caso mais de um Piloto se encontre nessa situação, a ordem de liberação para a pista será a mesma ordem de entrada nos boxes.

18.5.1 Caso algum kart quebre e/ou sofra avaria após o alinhamento no grid e o Piloto seja obrigado a trocar o kart, o mesmo seguirá a mesma regra do item 18.5.

18.6 O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo, acrescidas as eventuais punições.

18.7 Em caso de bandeira vermelha na primeira volta, o grid devera ser realinhado conforme o grid de largada inicial da corrida.

18.8 Em caso de bandeira vermelha após a primeira volta completada, a relargada deverá ocorrer em fila indiana respeitando as posições da volta anterior à bandeira. Se não for possível a averiguação total das posições da última volta, o grid respeitará a ordem original de largada.

19. DESCARTES E AUSÊNCIAS 
(CATEGORIA CUP)

19.1 Todos os Pilotos deverão descartar o resultado de 01 (uma) etapa em que obteve seu pior desempenho (em número de pontos) em cada fase do campeonato. 

19.2 As punições e/ou desclassificações recebidas na Fase 1 serão zeradas no inicio da Fase 2.

19.3 Cada Piloto poderá ter até 02 (duas) faltas sem justificativas por fase no decorrer do campeonato. A terceira falta eliminará o Piloto do campeonato, embora o mesmo possa participar de etapas futuras na condição de Piloto Convidado.

19.4 O Piloto que ingressar após a primeira etapa de cada fase não terá direito a um descarte, pois a etapa que não participou será considerada como a descartada (zero pontos).

19.6 A contagem das ausências e substituições será zerada no início da Fase 2.

20. PENALIZAÇÕES FORA DA PISTA 
(CATEGORIA CUP)

20.1 As decisões da Direção de Prova são soberanas. Em casos de erros graves cometidos pela Direção de Prova do kartódromo, sendo estes devidamente comprovados com provas concretas, a Comissão Organizadora da Fórmula SKR poderá interferir nas decisões da direção de prova, divulgando posteriormente um novo parecer a respeito do ocorrido.

20.2 Não serão aceitas reclamações por qualquer ocorrência dentro e fora da pista no dia do evento. O Piloto que se sentir prejudicado poderá fazer sua reclamação por escrito, através de formulário próprio e enviá-lo por e-mail, conforme informação divulgada no site. O prazo máximo para envio do pedido de revisão (ou da intenção de realizar o mesmo) será de 2 (dois) dias úteis após o evento. Após essa data, somente a Direção de Prova poderá iniciar uma revisão ou investigação de incidente.

20.2.1 O processo detalhado para pedido de revisão, conforme citado no item anterior, será informado a todos os Pilotos antes da primeira etapa e ficará disponível no site. Junto com o mesmo será divulgado uma planilha com os procedimentos/punições que serão tomados de forma padrão em algumas situações de pista (queima de largada, furo de chicane etc).

20.3 Não serão admitidos ofensas, xingamentos, desrespeitos, agressões físicas e/ou verbais a qualquer membro da organização do kartódromo, da Comissão Organizadora, Pilotos e demais presentes nos eventos, ficando o infrator e/ou Piloto responsável, sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato.

20.4 O Piloto que não estiver presente no kartódromo dentro do horário estipulado pela Comissão Organizadora como horário limite para chegada ao evento será punido com uma Advertência. O controle será feito via check-in eletrônico na chegada ao kartodromo. É responsabilidade do Piloto procurar o organizador que estará destacado para tal função dentro do horário estipulado. Não será considerado válido o argumento posterior de que o Piloto já estava no local.

20.5 O Piloto que, no entender da Comissão Organizadora do campeonato, acumular um número muito grande de punições esportivas e/ou administrativas ao longo do ano, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão do campeonato.

20.6 O Piloto que não comparecer para a premiação no pódio perderá o direito ao prêmio cabendo à Comissão Organizadora destiná-lo conforme apropriado, sem justificativa.

20.7 O Piloto que não estiver usando a camiseta oficial OU o Patch no macacão no decorrer do evento e no pódio será punido com uma Advertência no resultado final da prova ou até mesmo poderá ser impedido de participar da etapa, a critério da Comissão Organizadora.

21. PREMIAÇÕES 
(CATEGORIA CUP)

21.1 O campeonato será disputado em 11 (onze) etapas, divididas em duas fases. O Piloto com o maior número de pontos será consagrado campeão de cada fase, recebendo uma super premiação a ser divulgada. Após a conclusão das duas fases, será realizada a Grande Final (11ª etapa) e os pilotos receberão bônus referentes às posições finais em cada fase. Esses bônus serão adicionados à pontuação da corrida, que determinará o Grande Campeão 2020.

21.1.1 Também serão premiados os campeões da subcategoria NOVATOS ao final da temporada.

21.2 Haverá também premiação por troféus em todas as etapas, considerando o resultado das mesmas. Os seis Pilotos melhores classificados em cada uma das 2 (duas) baterias/categorias de cada etapa serão premiados.

22. DESEMPATE

22.1 Caso dois ou mais Pilotos, ou duas ou mais equipes, terminem o campeonato ou qualquer uma de suas 2 (duas) Fases com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido o maior número de 1ºs lugares (2º, 3º, 4º e assim por diante) nas etapas anteriores que constituem aquela fase.

22.2 Caso o critério de desempate expresso no item 21.1 acima não seja suficiente para superar a igualdade entre os Pilotos ou equipes empatados, o critério de desempate seguinte será a verificação de qual dos Pilotos ou equipes empatados obteve a melhor posição na última etapa realizada.

22.3 Caso os critérios desempate expressos nos itens 21.1 e 21.2 acima não sejam suficientes para superar a igualdade entre os Pilotos ou equipes empatados, o critério de desempate seguinte será a verificação acerca de eventuais penalidades sofridas por algum dos Pilotos ou equipes empatados, hipótese na qual o Piloto ou equipe que sofreu a punição durante alguma das etapas deverá ser classificado abaixo do Piloto ou equipe que não sofreu.

22.4 Caso os critérios desempate expressos nos itens 21.1, 21.2 e 21.3 acima não sejam suficientes para superar a igualdade entre os Pilotos ou equipes empatados, a Comissão Organizadora realizará sorteio para definir o desempate.

23. DISPOSIÇÕES GERAIS

23.1 Todos os Pilotos Inscritos atestam que estão cientes de todo o teor do presente Regulamento e aceitam todas as normas de funcionamento do campeonato.

23.2 Após o início do campeonato, as regras só poderão ser alteradas pela Comissão Organizadora em casos extremos, que serão informados aos Pilotos por meio dos Canais Oficiais. Situações não previstas neste Regulamento estarão sujeitas à análise e decisão da Comissão Organizadora, que será sempre soberana.

23.3 Os pilotos inscritam entendem que a prática em questão demanda cuidados específicos de sua condição de saúde e se comprometem a monitorá-la durante toda a temporada através de consultas periódicas e exames.