REGULAMENTO E PEDIDO DE REVISÃO DE INCIDENTES
A FÓRMULA SKR disponibiliza um canal para revisão de incidentes durante as etapas. O piloto que se sentir lesado por algum acontecimento terá até dois dias úteis após a etapa para entrar em contato com a Organização e pedir a revisão do fato ocorrido com o máximo de detalhes e dados que possuir (videos, testemunhos e explicações).
Após esse contato, a Organização escutará os pilotos envolvidos e, com o auxilio anônimo de três pilotos, tomará a melhor decisão. Lembrando que após o prazo de dois dias úteis, apenas a Organização poderá iniciar uma revisão de incidente.
Após esse contato, a Organização escutará os pilotos envolvidos e, com o auxilio anônimo de três pilotos, tomará a melhor decisão. Lembrando que após o prazo de dois dias úteis, apenas a Organização poderá iniciar uma revisão de incidente.
REGULAMENTO FÓRMULA SKR 2022
1. COMISSÃO ORGANIZADORA
- Organização Desportiva das etapas: Equipe Race 4 You
- Fabio Guedes - Diretoria Operacional / Financeira
- Guilherme Treu - Diretoria de Produtos / Mídias
- Gabriel Bianchi – Conselho Administrativo
- Samer Ghosn - Conselho Administrativo
- Leandro Rodrigues - Conselho Administrativo
- Denis Heib - Conselho Administrativo
- Ricardo Henrique - Conselho Administrativo
REGULAMENTO GERAL
2. CANAIS OFICIAIS, CALENDÁRIO OFICIAL E TERMOS DEFINIDOS
2.1 Site: Significa o site oficial do campeonato de kart indoor amador, localizado no endereço eletrônico http://www.formulaskr.com.br. Esse endereço poderá ser alterado pela Comissão Organizadora ao longo do ano corrente, o que será previamente avisado a todos os Pilotos via os demais Canais Oficiais, conforme definido nos itens 2.2 e 2.3 abaixo. Para evitar desencontros, a Comissão Organizadora envidará seus melhores esforços para que o endereço antigo fique no ar até o final do ano corrente com o link de acesso ao novo endereço.
2.2 Facebook: O Facebook será utilizado a partir da página oficial do campeonato (perfil público) para divulgação de informações do campeonato, promoções e disponibilização das fotos de nossas etapas.
2.3 Whatsapp: o Whatsapp será utilizado de duas formas: o grupo de Pilotos para a interação entre os mesmos e grupo travado para comunicados importantes com necessidade de acesso rápido, principalmente em dias de corrida. É de extrema importância que o Piloto inscrito mantenha seu número atualizado no cadastro junto à Comissão Organizadora, sendo de sua única responsabilidade informar a Comissão Organizadora sobre eventuais alterações no número pessoal do Piloto Inscrito.
2.4 Calendário Oficial: O calendário oficial de 2022 está disponível no Site (Temporada 2022 > Calendário), conforme definido acima.
2.5 Outras Definições:
2.5.1. Comissão Organizadora significa a comissão formada pelos membros elencados no item 1 deste Regulamento;
2.5.2. Piloto Inscrito ou simplesmente Piloto significa qualquer piloto inscrito na Temporada 2021 do Campeonato Fórmula SKR de Kart Amador, seja na condição de Piloto Oficial ou de Piloto Convidado, conforme definições abaixo;
2.5.3. Piloto Oficial significa qualquer piloto inscrito na Temporada 2022 do Campeonato Fórmula SKR de Kart Amador dentro das vagas oficiais mencionadas no item 3.1, abaixo;
2.5.4. Piloto Convidado significa qualquer piloto que não tenha sido inscrito na condição de Piloto Oficial na Temporada 2021 da Fórmula SKR, conforme mencionado no item 3.1, abaixo, mas seja autorizado a participar com convidado de alguma etapa oficial.
3. INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS
3.1 As inscrições serão realizadas via internet através de link disponibilizado por meio dos Canais Oficiais do campeonato. Para a temporada 2021 serão abertas 105 (cento e cinco) vagas para Pilotos Oficiais, sendo 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada CUP SPORT, 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada CUP PRÓ e 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada STRONG. A Comissão Organizadora se reserva no direito de alterar o número de vagas oficiais desde que comunicado previamente aos pilotos.
3.1.1. Os Pilotos Convidados estão autorizados a correr durante todo o ano, desde que o número máximo de vagas para a bateria não seja atingido pelos Pilotos Oficiais, que terão preferência na reserva de suas respectivas vagas até 5 (cinco) dias antes da data marcada para a realização da etapa oficial. Após o prazo mencionado, os Pilotos Convidados poderão manifestar seus interesses nas vagas não preenchidas pelos Pilotos Oficiais.
3.2 Para a temporada 2022, o valor da etapa será de R$ 175,00 por uma bateria (CUP ou STRONG) ou R$ 320,00 por duas baterias (CUP + STRONG). Neste valor está incluída a mensalidade de R$ 30,00 (trinta reais) cobrada em todas as etapas e que visa custear toda a estrutura oferecida (bebidas, troféus, fotógrafo, filmagens, materiais etc.). O mesmo valor se aplica aos pilotos convidados.
3.2.1. Excepcionalmente, antes da primeira etapa, também será cobrado de cada um dos Pilotos Oficiais o valor referente à inscrição para cada categoria, o que dará direito ao piloto de participar do campeonato e receber o kit oficial. Qualquer piloto Convidado que venha a se tornar Piloto Oficial ao longo do campeonato também deverá efetuar o pagamento referente à inscrição. Esse valor poderá sofrer alterações ao longo do ano em função de condições especiais ou aplicação da proporcionalidade, a cargo da Organização do campeonato.
3.3 A data limite para pagamento de cada etapa se encerrará em até 07 (sete) dias antes da mesma e o piloto será notificado antecipadamente por whatsapp com essas informações. Caso não haja o pagamento dentro do prazo acima, o piloto será notificado uma única vez para a efetivação do pagamento em até 5 (cinco) dias antes da etapa. A partir dessa data, a Comissão Organizadora se reserva ao direito de ofertar a vaga em aberto aos Pilotos Convidados.
3.3.1 Em caso de ausência na etapa, o Piloto Oficial deverá pagar uma taxa administrativa de R$ 25,00. Isso se faz necessário porque os custos de toda a estrutura e premiação ao longo do ano foram divididos contando com a participação de todos os Pilotos Oficiais em todas as etapas.
3.4 O Piloto que realizar o pagamento terá o prazo de até 3 (três) dias antes da realização da etapa para manifestar sua desistência e solicitar o reembolso do valor. Após esse prazo, a Organização não garante que o valor será reembolsado.
3.4.1. Em situações especiais, a serem assim julgadas pela Comissão Organizadora, a regra deste item 3.4 poderá ser excepcionada e a Comissão Organizadora pode, a seu exclusivo critério, decidir pelo reembolso do valor pago pelo Piloto.
3.5 Os prazos citados nos itens anteriores poderão sofrer alterações por parte da Comissão Organizadora. Sugerimos a todos que acompanhem os prazos a cada etapa.
3.6 Novos Pilotos Oficiais poderão se inscrever no campeonato a qualquer momento.
3.6.1 Em caráter de excepcionalidade, na hipótese de necessidade de preenchimento de vagas para formação do grid em qualquer das categorias, a Comissão Organizadora poderá decidir pela unificação das categorias para que ambas corram em uma bateria apenas.
3.7 Pilotos Convidados poderão participar das etapas e concorrerão a um troféu exclusivo (vencedor entre os convidados), de forma a não interferir para fins de pódio e classificação oficial para o campeonato.
3.7.1. A Comissão Organizadora deverá, a seu exclusivo critério e considerando as circunstâncias de cada etapa, decidir em qual bateria o Piloto Convidado competirá.
4. IDADE MÍNIMA
4.1 A idade mínima para os pilotos inscritos no campeonato do ano de 2022 é de 13 (treze) anos de idade completos.
5. TEMPORADA
5.1 Toda a infraestrutura dos kartódromos participantes da temporada 2022 é de responsabilidade de seus proprietários.
5.2 A formação e os horários de cada etapa serão enviados através dos Canais Oficiais em tempo hábil.
5.3 As condições dos karts, bem como da pista, são de total responsabilidade do kartódromo. Em caso de acidentes, quebra de karts, problemas de cronometragem e/ou algum fator fora do controle da Comissão Organizadora e que venha a interferir negativamente nos resultados finais de corrida, a mesma não se responsabilizará pelos ocorridos.
5.4 É obrigação de cada Piloto portar e utilizar todo o equipamento obrigatório (capacete, luvas, balaclava e calçados fechados). Caso seja constatado que o Piloto está sem algum dos equipamentos obrigatórios, o mesmo poderá ser impedido de entrar na pista até regularizar tal situação. Vale lembrar que todos os kartódromos parceiros da Fórmula SKR disponibilizarão estes equipamentos (com exceção dos calçados), aos nossos Pilotos. Caso não disponibilizem, os pilotos serão avisados antecipadamente. Pode haver cobrança de valores pelos kartódromos parceiros da Fórmula SKR para locação dos referidos equipamentos.
5.5 Caso o Piloto adentre a pista sem portar todos estes equipamentos, o mesmo poderá ser penalizado com Stop And Go e instruído para que regularize a sua situação, sendo contabilizada normalmente a penalização sem direito a descarte. A responsabilidade é do Piloto, tendo em vista que a finalidade dos equipamentos é garantir a segurança do próprio Piloto.
5.6 Não é de responsabilidade da Comissão Organizadora fornecer qualquer equipamento de segurança.
6. EQUIPAMENTO (CHASSI, MOTOR, ETC.)
6.1 O kart será fornecido pelo kartódromo através de sorteio realizado pela Comissão Organizadora antes do início de cada etapa.
6.1.1. O sorteio mencionado neste item 6.1 deverá ser realizado pela Comissão Organizadora com base na lista de karts informada pelo respectivo kartódromo. O sorteio será feito de forma completamente aleatória, seja por método manual ou por computador, a exclusivo critério da Comissão Organizadora. Os Pilotos serão informados a respeito dos números sorteados pela Comissão Organizadora antes do início da bateria e em momento que seja considerado adequado.
6.2 A Comissão Organizadora, em acordo com o kartódromo, reserva para si o direito de retirar quaisquer karts da prova por diferença de desempenho.
6.3 Não será permitido nenhum tipo de ajuste ou alteração nos karts, exceto ajuste no banco para acomodar melhor os Pilotos. O Piloto flagrado mexendo em qualquer parte mecânica do kart (motor, freios, tanque de combustível, mangueiras, etc.) será desclassificado da etapa imediatamente e receberá pontuação de último colocado. Esta punição também não poderá ser descartada.
7. TERMO DE RESPONSABILIDADE
7.1 Todos os Pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto à Secretaria do Kartódromo. Em caráter de exceção e até que durem as medidas de segurança em relação à pandemia, os pilotos estão liberados desse processo, que passa a ser de responsabilidade da Comissão Organizadora. Nós comunicaremos quando essa atividade presencial for retomada.
8. RECOMENDAÇÕES
8.1 Não será tolerado o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas pelos Pilotos Inscritos. Os Pilotos que desrespeitarem essa norma e/ou se excederem dentro do evento serão impedidos de correr e punidos a critério da Comissão Organizadora.
8.2 Os Pilotos respondem pelos atos praticados e pelos convidados, e serão responsabilizados conforme descrito nos itens de Punições deste Regulamento.
8.3 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela perda, dano, furto ou roubo de quaisquer equipamentos, acessórios ou bens particulares que cada Piloto traga consigo no decorrer das etapas do campeonato.
9. FORMATO DO CAMPEONATO (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
9.1 O campeonato geral das duas categorias (CUP e STRONG) será realizado em 9 etapas oficiais distribuídas ao longo do ano de 2022.
9.2 O campeonato será dividido em duas fases. As duas primeiras fases serão compostas por 4 etapas cada, com pontuações e títulos totalmente independentes. Após o encerramento das duas fases, teremos uma grande final na 9º Etapa e os pilotos terão um bônus referentes às suas posições finais em cada fase.
9.3 Os Pilotos inscritos no campeonato estão vetados a participar de baterias abertas dentro de um período de contenção de 3 (três) horas anteriores ao horário da primeira bateria agendada para a realização da etapa. A título exemplificativo, se a primeira bateria da etapa oficial estiver marcada para as 16h00, a última bateria aberta que o Piloto Oficial poderá participar sem penalizações é a das 12h30.
9.3.1 A regra do item 9.3 acima poderá ser excepcionada caso o Piloto esteja comprovadamente participando de outro campeonato que possua etapa a ser realizada no mesmo kartódromo e durante o período de contenção. Será necessário prévio aviso desta situação à Comissão Organizadora.
9.4.2 A punição para o Piloto que infringir a regra estabelecida no item 9.3 acima será largar obrigatoriamente da última posição após o treino classificatório, que poderá ser executado normalmente. Em caso de a Organização tomar ciência da infração após a realização da etapa oficial, o Piloto sofrerá um acréscimo de 30 segundos (equivalente a um Stop & Go) em seu resultado final da corrida.
10. LOCAIS E DATAS DAS ETAPAS (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
10.1 A Temporada 2022 obedecerá ao Calendário Oficial, conforme publicado em nosso site.
10.2 Qualquer alteração ou mudança deverá ser comunicada pela Comissão Organizadora aos Pilotos com antecedência suficiente para programação dos mesmos e será realizada via Canais Oficiais (Site/WhatsApp/Facebook/Calendário Oficial).
11. PONTUAÇÃO (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
11.1 A pontuação de cada Piloto obtida em sua respectiva bateria será dada da seguinte forma:
- Organização Desportiva das etapas: Equipe Race 4 You
- Fabio Guedes - Diretoria Operacional / Financeira
- Guilherme Treu - Diretoria de Produtos / Mídias
- Gabriel Bianchi – Conselho Administrativo
- Samer Ghosn - Conselho Administrativo
- Leandro Rodrigues - Conselho Administrativo
- Denis Heib - Conselho Administrativo
- Ricardo Henrique - Conselho Administrativo
REGULAMENTO GERAL
2. CANAIS OFICIAIS, CALENDÁRIO OFICIAL E TERMOS DEFINIDOS
2.1 Site: Significa o site oficial do campeonato de kart indoor amador, localizado no endereço eletrônico http://www.formulaskr.com.br. Esse endereço poderá ser alterado pela Comissão Organizadora ao longo do ano corrente, o que será previamente avisado a todos os Pilotos via os demais Canais Oficiais, conforme definido nos itens 2.2 e 2.3 abaixo. Para evitar desencontros, a Comissão Organizadora envidará seus melhores esforços para que o endereço antigo fique no ar até o final do ano corrente com o link de acesso ao novo endereço.
2.2 Facebook: O Facebook será utilizado a partir da página oficial do campeonato (perfil público) para divulgação de informações do campeonato, promoções e disponibilização das fotos de nossas etapas.
2.3 Whatsapp: o Whatsapp será utilizado de duas formas: o grupo de Pilotos para a interação entre os mesmos e grupo travado para comunicados importantes com necessidade de acesso rápido, principalmente em dias de corrida. É de extrema importância que o Piloto inscrito mantenha seu número atualizado no cadastro junto à Comissão Organizadora, sendo de sua única responsabilidade informar a Comissão Organizadora sobre eventuais alterações no número pessoal do Piloto Inscrito.
2.4 Calendário Oficial: O calendário oficial de 2022 está disponível no Site (Temporada 2022 > Calendário), conforme definido acima.
2.5 Outras Definições:
2.5.1. Comissão Organizadora significa a comissão formada pelos membros elencados no item 1 deste Regulamento;
2.5.2. Piloto Inscrito ou simplesmente Piloto significa qualquer piloto inscrito na Temporada 2021 do Campeonato Fórmula SKR de Kart Amador, seja na condição de Piloto Oficial ou de Piloto Convidado, conforme definições abaixo;
2.5.3. Piloto Oficial significa qualquer piloto inscrito na Temporada 2022 do Campeonato Fórmula SKR de Kart Amador dentro das vagas oficiais mencionadas no item 3.1, abaixo;
2.5.4. Piloto Convidado significa qualquer piloto que não tenha sido inscrito na condição de Piloto Oficial na Temporada 2021 da Fórmula SKR, conforme mencionado no item 3.1, abaixo, mas seja autorizado a participar com convidado de alguma etapa oficial.
3. INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS
3.1 As inscrições serão realizadas via internet através de link disponibilizado por meio dos Canais Oficiais do campeonato. Para a temporada 2021 serão abertas 105 (cento e cinco) vagas para Pilotos Oficiais, sendo 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada CUP SPORT, 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada CUP PRÓ e 35 (trinta e cinco) vagas para a Categoria denominada STRONG. A Comissão Organizadora se reserva no direito de alterar o número de vagas oficiais desde que comunicado previamente aos pilotos.
3.1.1. Os Pilotos Convidados estão autorizados a correr durante todo o ano, desde que o número máximo de vagas para a bateria não seja atingido pelos Pilotos Oficiais, que terão preferência na reserva de suas respectivas vagas até 5 (cinco) dias antes da data marcada para a realização da etapa oficial. Após o prazo mencionado, os Pilotos Convidados poderão manifestar seus interesses nas vagas não preenchidas pelos Pilotos Oficiais.
3.2 Para a temporada 2022, o valor da etapa será de R$ 175,00 por uma bateria (CUP ou STRONG) ou R$ 320,00 por duas baterias (CUP + STRONG). Neste valor está incluída a mensalidade de R$ 30,00 (trinta reais) cobrada em todas as etapas e que visa custear toda a estrutura oferecida (bebidas, troféus, fotógrafo, filmagens, materiais etc.). O mesmo valor se aplica aos pilotos convidados.
3.2.1. Excepcionalmente, antes da primeira etapa, também será cobrado de cada um dos Pilotos Oficiais o valor referente à inscrição para cada categoria, o que dará direito ao piloto de participar do campeonato e receber o kit oficial. Qualquer piloto Convidado que venha a se tornar Piloto Oficial ao longo do campeonato também deverá efetuar o pagamento referente à inscrição. Esse valor poderá sofrer alterações ao longo do ano em função de condições especiais ou aplicação da proporcionalidade, a cargo da Organização do campeonato.
3.3 A data limite para pagamento de cada etapa se encerrará em até 07 (sete) dias antes da mesma e o piloto será notificado antecipadamente por whatsapp com essas informações. Caso não haja o pagamento dentro do prazo acima, o piloto será notificado uma única vez para a efetivação do pagamento em até 5 (cinco) dias antes da etapa. A partir dessa data, a Comissão Organizadora se reserva ao direito de ofertar a vaga em aberto aos Pilotos Convidados.
3.3.1 Em caso de ausência na etapa, o Piloto Oficial deverá pagar uma taxa administrativa de R$ 25,00. Isso se faz necessário porque os custos de toda a estrutura e premiação ao longo do ano foram divididos contando com a participação de todos os Pilotos Oficiais em todas as etapas.
3.4 O Piloto que realizar o pagamento terá o prazo de até 3 (três) dias antes da realização da etapa para manifestar sua desistência e solicitar o reembolso do valor. Após esse prazo, a Organização não garante que o valor será reembolsado.
3.4.1. Em situações especiais, a serem assim julgadas pela Comissão Organizadora, a regra deste item 3.4 poderá ser excepcionada e a Comissão Organizadora pode, a seu exclusivo critério, decidir pelo reembolso do valor pago pelo Piloto.
3.5 Os prazos citados nos itens anteriores poderão sofrer alterações por parte da Comissão Organizadora. Sugerimos a todos que acompanhem os prazos a cada etapa.
3.6 Novos Pilotos Oficiais poderão se inscrever no campeonato a qualquer momento.
3.6.1 Em caráter de excepcionalidade, na hipótese de necessidade de preenchimento de vagas para formação do grid em qualquer das categorias, a Comissão Organizadora poderá decidir pela unificação das categorias para que ambas corram em uma bateria apenas.
3.7 Pilotos Convidados poderão participar das etapas e concorrerão a um troféu exclusivo (vencedor entre os convidados), de forma a não interferir para fins de pódio e classificação oficial para o campeonato.
3.7.1. A Comissão Organizadora deverá, a seu exclusivo critério e considerando as circunstâncias de cada etapa, decidir em qual bateria o Piloto Convidado competirá.
4. IDADE MÍNIMA
4.1 A idade mínima para os pilotos inscritos no campeonato do ano de 2022 é de 13 (treze) anos de idade completos.
5. TEMPORADA
5.1 Toda a infraestrutura dos kartódromos participantes da temporada 2022 é de responsabilidade de seus proprietários.
5.2 A formação e os horários de cada etapa serão enviados através dos Canais Oficiais em tempo hábil.
5.3 As condições dos karts, bem como da pista, são de total responsabilidade do kartódromo. Em caso de acidentes, quebra de karts, problemas de cronometragem e/ou algum fator fora do controle da Comissão Organizadora e que venha a interferir negativamente nos resultados finais de corrida, a mesma não se responsabilizará pelos ocorridos.
5.4 É obrigação de cada Piloto portar e utilizar todo o equipamento obrigatório (capacete, luvas, balaclava e calçados fechados). Caso seja constatado que o Piloto está sem algum dos equipamentos obrigatórios, o mesmo poderá ser impedido de entrar na pista até regularizar tal situação. Vale lembrar que todos os kartódromos parceiros da Fórmula SKR disponibilizarão estes equipamentos (com exceção dos calçados), aos nossos Pilotos. Caso não disponibilizem, os pilotos serão avisados antecipadamente. Pode haver cobrança de valores pelos kartódromos parceiros da Fórmula SKR para locação dos referidos equipamentos.
5.5 Caso o Piloto adentre a pista sem portar todos estes equipamentos, o mesmo poderá ser penalizado com Stop And Go e instruído para que regularize a sua situação, sendo contabilizada normalmente a penalização sem direito a descarte. A responsabilidade é do Piloto, tendo em vista que a finalidade dos equipamentos é garantir a segurança do próprio Piloto.
5.6 Não é de responsabilidade da Comissão Organizadora fornecer qualquer equipamento de segurança.
6. EQUIPAMENTO (CHASSI, MOTOR, ETC.)
6.1 O kart será fornecido pelo kartódromo através de sorteio realizado pela Comissão Organizadora antes do início de cada etapa.
6.1.1. O sorteio mencionado neste item 6.1 deverá ser realizado pela Comissão Organizadora com base na lista de karts informada pelo respectivo kartódromo. O sorteio será feito de forma completamente aleatória, seja por método manual ou por computador, a exclusivo critério da Comissão Organizadora. Os Pilotos serão informados a respeito dos números sorteados pela Comissão Organizadora antes do início da bateria e em momento que seja considerado adequado.
6.2 A Comissão Organizadora, em acordo com o kartódromo, reserva para si o direito de retirar quaisquer karts da prova por diferença de desempenho.
6.3 Não será permitido nenhum tipo de ajuste ou alteração nos karts, exceto ajuste no banco para acomodar melhor os Pilotos. O Piloto flagrado mexendo em qualquer parte mecânica do kart (motor, freios, tanque de combustível, mangueiras, etc.) será desclassificado da etapa imediatamente e receberá pontuação de último colocado. Esta punição também não poderá ser descartada.
7. TERMO DE RESPONSABILIDADE
7.1 Todos os Pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto à Secretaria do Kartódromo. Em caráter de exceção e até que durem as medidas de segurança em relação à pandemia, os pilotos estão liberados desse processo, que passa a ser de responsabilidade da Comissão Organizadora. Nós comunicaremos quando essa atividade presencial for retomada.
8. RECOMENDAÇÕES
8.1 Não será tolerado o consumo de bebida alcoólica antes da realização das provas pelos Pilotos Inscritos. Os Pilotos que desrespeitarem essa norma e/ou se excederem dentro do evento serão impedidos de correr e punidos a critério da Comissão Organizadora.
8.2 Os Pilotos respondem pelos atos praticados e pelos convidados, e serão responsabilizados conforme descrito nos itens de Punições deste Regulamento.
8.3 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela perda, dano, furto ou roubo de quaisquer equipamentos, acessórios ou bens particulares que cada Piloto traga consigo no decorrer das etapas do campeonato.
9. FORMATO DO CAMPEONATO (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
9.1 O campeonato geral das duas categorias (CUP e STRONG) será realizado em 9 etapas oficiais distribuídas ao longo do ano de 2022.
9.2 O campeonato será dividido em duas fases. As duas primeiras fases serão compostas por 4 etapas cada, com pontuações e títulos totalmente independentes. Após o encerramento das duas fases, teremos uma grande final na 9º Etapa e os pilotos terão um bônus referentes às suas posições finais em cada fase.
9.3 Os Pilotos inscritos no campeonato estão vetados a participar de baterias abertas dentro de um período de contenção de 3 (três) horas anteriores ao horário da primeira bateria agendada para a realização da etapa. A título exemplificativo, se a primeira bateria da etapa oficial estiver marcada para as 16h00, a última bateria aberta que o Piloto Oficial poderá participar sem penalizações é a das 12h30.
9.3.1 A regra do item 9.3 acima poderá ser excepcionada caso o Piloto esteja comprovadamente participando de outro campeonato que possua etapa a ser realizada no mesmo kartódromo e durante o período de contenção. Será necessário prévio aviso desta situação à Comissão Organizadora.
9.4.2 A punição para o Piloto que infringir a regra estabelecida no item 9.3 acima será largar obrigatoriamente da última posição após o treino classificatório, que poderá ser executado normalmente. Em caso de a Organização tomar ciência da infração após a realização da etapa oficial, o Piloto sofrerá um acréscimo de 30 segundos (equivalente a um Stop & Go) em seu resultado final da corrida.
10. LOCAIS E DATAS DAS ETAPAS (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
10.1 A Temporada 2022 obedecerá ao Calendário Oficial, conforme publicado em nosso site.
10.2 Qualquer alteração ou mudança deverá ser comunicada pela Comissão Organizadora aos Pilotos com antecedência suficiente para programação dos mesmos e será realizada via Canais Oficiais (Site/WhatsApp/Facebook/Calendário Oficial).
11. PONTUAÇÃO (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
11.1 A pontuação de cada Piloto obtida em sua respectiva bateria será dada da seguinte forma:
11.2 Além dos pontos do item 11.1, o(s) Piloto(s) que largar(em) na pole position e realizar(em) a volta mais rápida da sua respectiva bateria serão premiados com 01 (um) ponto extra para cada conquista.
11.3 A pontuação do campeonato será zerada a cada final de fase. Exclusivamente para a grande final (9º etapa), os pilotos levarão bônus referentes aos resultados em cada uma das fases.
11.4 Os pilotos que realizarem os pagamentos das etapas dentro do prazo oficial (7 dias antes da etapa) ganharão 1 ponto nas etapas finais de cada fase e na grande final da temporada.
12. PESAGEM (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
12.1 Não haverá pesagem dos Pilotos antes da bateria. A informação do lastro necessário será de responsabilidade única e exclusiva do Piloto, que deverá informar a Comissão Organizadora na semana prévia da corrida através do link oficial enviado pela Comissão Organizadora e disponibilizado na Programação Oficial da etapa.
12.1.1 O Piloto poderá alterar o lastro informado no dia da prova. Para isso, basta o mesmo informar ao mecânico ou assistente de box do kartódromo que realize o ajuste (inclusão ou retirada de barras) nos minutos que antecedem a prova.
12.1.2 É de exclusiva responsabilidade do piloto a checagem do lastro antes do início da corrida. A comissão organizadora não se responsabiliza por erros do kartódromo, mesmo que o piloto tenha informado o lastro corretamente ao longo da semana que antecede a etapa.
12.2 Os Pilotos que apresentarem a necessidade de lastro superior ao permitido pelo kartódromo (ex: 25 quilogramas no KGV) serão obrigados a correr com lastro próprio suficiente para complementar o peso conjunto exigido em sua categoria.
12.3 É vedada a fixação de lastro próprio em locais que ofereçam risco à segurança do Piloto e/ou de terceiros.
12.4 A responsabilidade pelo cumprimento do peso e da utilização correta dos lastros é exclusivamente do Piloto.
13. PENALIZAÇÕES NA PISTA (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
13.1 Bandeira de advertência: a Direção de prova do kartódromo poderá advertir o Piloto com a bandeira de advertência se assim entender merecido após alguma situação de pista. A cada 03 (três) bandeiras de advertência aplicadas para o Piloto durante cada fase do campeonato (acumulativas), o mesmo perderá 02 (dois) pontos na classificação geral. Essa penalização não poderá ser descartada, mesmo que o Piloto descarte o resultado da etapa em que sofreu uma ou mais advertências.
13.2 Acréscimo de tempo: a Direção de prova do kartódromo poderá advertir o Piloto com acréscimo de tempo se assim entender merecido após alguma situação de pista. Nesse caso, o Piloto receberá a bandeira de advertência acompanhada de uma placa com o tempo a ser acrescido ao final da prova (5, 10, 20 ou 30 segundos). Nesse caso, não se faz necessária a passagem pela área de box e o Piloto pode continuar normalmente a corrida.
13.3 Bandeira de Stop and Go: quando receber essa bandeira, o Piloto deverá obrigatoriamente fazer uma passagem pelos boxes, parando completamente o kart e prosseguindo em seguida. A aplicação desta bandeira será de responsabilidade do Diretor de pista do kartódromo e pode estar relacionada à uma punição ou à uma avaria no kart que impede a sua continuação em pista.
13.3.1 O piloto terá até 3 (três) voltas para cumprir a passagem pelos boxes. Caso o Piloto permaneça na pista receberá a bandeira preta indicando sua desclassificação da prova. Após a terceira passagem com bandeira preta, caso o Piloto não entre para o box, a direção de provas dará bandeira vermelha interrompendo a prova para retirar o Piloto. Neste caso, a relargada será em “fila indiana”, sendo considerado para formação a o grid da volta anterior à paralisação.
13.3.2 Caso o Piloto receba essa bandeira (Stop & Go) em sua última volta por motivo de punição, serão acrescidos 30 (trinta) segundos ao seu tempo de prova.
13.3.3 Em caso de atitude anti-desportiva e aplicação desta bandeira, o Piloto poderá perder até 05 (cinco) pontos na classificação geral, caso a Comissão Organizadora entenda que o fato gerador da punição decorreu de acidente grave causado intencionalmente pelo Piloto punido.
13.3.4 Quando a bandeira de Stop and Go for utilizada para recolher um Piloto que esteja com problemas técnicos no kart ou em seus equipamentos de segurança, não será considerada como penalização. Neste caso, se o Piloto não atender à determinação da Direção de provas, deverá ser submetido ao mesmo procedimento previsto no item 13.3.1 acima.
13.4 Desclassificação da prova: o Piloto desclassificado receberá 0 (zero) pontos e este resultado não poderá ser descartado na fase.
13.5 Excesso de velocidade nos boxes: os Pilotos que percorrerem a área dos boxes em velocidade excessiva e forem observados pela Comissão Organizadora com tal conduta serão punidos por meio da perda de 02 (dois) pontos na etapa e este resultado não poderá ser descartado na fase. Em caso de reincidência em relação a esta punição, o Piloto será suspenso por 01 (uma) etapa.
13.6 Falta de peso de até 5kg (cinco quilogramas): se o Piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com peso de até 5kg (cinco quilogramas) abaixo do exigido em sua categoria, o mesmo será punido com a adição de 30 (trinta) segundos ao seu tempo final de prova. Em caso de reincidência, será desclassificado da prova. Para fins de pontuação extra (Pole ou Melhor Volta), o piloto punido neste item não será considerado.
13.7 Falta de peso igual ou superior a 5,1kg (cinco quilogramas e cem gramas): se o Piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com peso de 5,1kg (cinco quilogramas e cem gramas) ou mais abaixo do exigido em sua categoria, o mesmo será desclassificado da etapa. Em caso de reincidência, será suspenso por 01 (uma) etapa. Para fins de pontuação extra (Pole ou Melhor Volta), o piloto punido neste item não será considerado.
13.8 Utilização das mãos para acelerar o kart durante a largada: durante todo o procedimento de largada, o Piloto que colocar qualquer uma de suas mãos na região do motor do kart será punido com uma Bandeira de Advertência ou Acréscimo de Tempo, a critério do Diretor de Prova, nos termos dos itens 16.1 e 16.2 acima.
13.9 “Empurrar” kart de outro piloto: um Piloto poderá “empurrar” o kart de outro Piloto com o seu próprio kart, desde que tal manobra não cause prejuízo a outros Pilotos ou seja utilizada como forma de conduta antidesportiva, hipóteses nas quais o Diretor de Prova poderá aplicar, a seu exclusivo critério e considerando o prejuízo causado, qualquer das seguintes punições: Bandeira de Advertência, Acréscimo de Tempo, Bandeira de Stop and Go ou Desclassificação da prova, nos termos dos itens 13.1 a 13.4 acima.
14. FORMATO DAS ETAPAS (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
14.1 Os Pilotos deverão comparecer ao kartódromo no horário informado nos Canais Oficiais para participarem do “Briefing” (caso não tenha sido realizado de forma online), pesagem, sorteio de karts e instruções gerais.
14.2 Cabe ao Piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, no box identificado com a faixa "Área Pilotos" e manter-se atento ao efetivo horário de sua bateria. Caso o Piloto não chegue a tempo para a disputa da bateria, o mesmo perderá o direito da participação da prova, e não terá ressarcimento do valor pago.
14.3 A apuração dos tempos de voltas e a cronometragem da prova são de inteira responsabilidade e atribuição única do kartódromo.
14.4 Caso algum kart quebre e/ou sofra avaria (devidamente comprovada pela Comissão Organizadora e Mecânicos do kartódromo) após o alinhamento no grid e o Piloto seja obrigado a trocar o kart, o mesmo manterá a posição conquistada durante o treino classificatório.
14.5 O alinhamento do grid será feito em fila indiana ou com alinhamento lado a lado, a critério da Comissão Organizadora ou do kartódromo que receberá as etapas do campeonato. A formação do grid no momento da largada é de única e total responsabilidade do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.
14.6 A largada se dará via painel de luzes ou bandeira verde, a critério da Comissão Organizadora ou do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.
14.7 O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo, acrescidas as eventuais punições. Eventuais erros comprovados pelo sistema poderão ser corrigidos pela Organização da Fórmula SKR.
14.8 Em caso de bandeira vermelha na primeira volta, o grid deverá ser realinhado conforme o grid de largada inicial da corrida.
14.9 Em caso de bandeira vermelha após a primeira volta completada, a relargada deverá ocorrer em fila indiana respeitando as posições da volta anterior à bandeira. Se não for possível a averiguação total das posições da última volta, o grid respeitará a ordem original de largada.
15. DESCARTES E AUSÊNCIAS (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
15.1 Todos os Pilotos deverão descartar o resultado de 01 (uma) etapa em que obteve seu pior desempenho (em número de pontos) em cada fase do campeonato. Ou seja, para fins de resultado oficial de cada fase, serão considerados os 03 (três) melhores resultados entre as 04 (quatro) etapas realizadas em cada fase.
15.2 As punições e/ou desclassificações recebidas na Fase 1 serão zeradas no inicio da Fase 2.
15.3 Cada Piloto poderá ter até 02 (duas) faltas sem justificativas por fase no decorrer do campeonato. A terceira falta eliminará o Piloto do campeonato, embora o mesmo possa participar de etapas futuras na condição de Piloto Convidado.
15.4 O Piloto que ingressar após a primeira etapa de cada fase não terá direito a um descarte, pois a etapa que não participou será considerada como a descartada (zero pontos).
15.5 A contagem das ausências e substituições será zerada no início da Fase 2.
16. PENALIZAÇÕES FORA DA PISTA (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
16.1 As decisões da Direção de Prova são soberanas. Em casos de erros graves cometidos pela Direção de Prova do kartódromo, sendo estes devidamente comprovados com provas concretas, a Comissão Organizadora da Fórmula SKR poderá interferir nas decisões da direção de prova, divulgando posteriormente um novo parecer a respeito do ocorrido.
16.2 Não serão aceitas reclamações por qualquer ocorrência dentro e fora da pista no dia do evento. O Piloto que se sentir prejudicado poderá fazer sua reclamação por escrito, através de formulário próprio e enviá-lo por e-mail, conforme informação divulgada no site. O prazo máximo para envio do pedido de revisão (ou da intenção de realizar o mesmo) será de 2 (dois) dias úteis após o evento. Após essa data, somente a Direção de Prova e a Comissão Organizadora poderão iniciar uma revisão ou investigação de incidente.
16.3 Não serão admitidos ofensas, xingamentos, desrespeitos, agressões físicas e/ou verbais a qualquer membro da organização do kartódromo, da Comissão Organizadora, Pilotos e demais presentes nos eventos, ficando o infrator e/ou Piloto responsável, sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato.
16.4 O Piloto que, no entender da Comissão Organizadora do campeonato, acumular um número muito grande de punições esportivas e/ou administrativas ao longo do ano, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão do campeonato.
16.5 O Piloto que não comparecer para a premiação no pódio perderá o direito ao prêmio cabendo à Comissão Organizadora destiná-lo conforme apropriado, sem justificativa. A única exceção aceita será para os pilotos que estão inscritos na bateria imediatamente na sequência, sendo permitido que o mesmo retire o troféu até o encerramento das atividades daquele dia.
17. PREMIAÇÕES (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
17.1 O campeonato das duas categorias será disputado em 9 etapas, divididas em 02 fases de 04 etapas cada. O Piloto com o maior número de pontos será consagrado campeão de cada fase, recebendo uma premiação a ser divulgada. Após a conclusão das duas fases, será realizada a Grande Final (9ª etapa) e os pilotos receberão bônus referentes às posições finais em cada fase. Esses bônus serão adicionados à pontuação da corrida, que determinará o Campeão Geral 2022 para cada categoria.
17.2 Haverá também premiação por troféus em todas as etapas, considerando o resultado oficial das mesmas. Os 06 (seis) Pilotos melhores classificados em cada uma das categorias de cada etapa serão premiados com troféus.
17.2.1 Os pilotos que realizarem a pole position e a melhor volta de cada categoria também serão premiados com medalhas.
REGULAMENTO COMPLEMENTAR - CATEGORIA CUP
18. FORMATO DAS ETAPAS (CATEGORIA CUP)
Além das regras gerais definidas no item 14, temos também as regras específicas para a Categoria CUP:
18.1 A categoria CUP será realizada em duas baterias/subcategorias denominadas CUP SPORT e CUP PRÓ. A definição dos pilotos que correrão em cada subcategoria será realizada no momento da inscrição (sujeita à validação da Comissão Organizadora).
18.1.1 O piloto inscrito em uma das subcategorias (Sport ou Pró) deverá correr o restante do ano nessa mesma categoria. Eventuais alterações serão analisadas pela Comissão Organizadora no intervalo de cada fase.
18.2 A duração total da prova será de 25 (vinte e cinco), sendo até 05 (cinco) minutos de treino de classificação e 18 (dezoito) minutos de corrida. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
19. TROCA DE KART (CATEGORIA CUP)
19.1 Cada Piloto poderá realizar uma única troca de kart por etapa (exceto quebras ou avarias). A partir da 2ª troca (incluindo essa), o piloto será obrigado a largar da última posição, independente do tempo conquistado ao longo do treino classificatório.
19.2. Durante o treino classificatório, cada Piloto deve efetuar, no mínimo, 01 (uma) volta completa com seu kart antes de efetuar a troca do mesmo, exceto se o kart sorteado estiver em manutenção e impossibilitado de sair dos boxes e/ou com aparente avaria. Assim sendo, o piloto informará a Comissão Organizadora, que fará a avaliação e determinará ou não a troca do kart. Nestes casos, não será considerado como troca e o Piloto terá outro kart sorteado.
19.3 O Piloto que optar por trocar o kart e estiver utilizando lastro deverá transferi-lo para o novo kart. Caso não faça isso e entre na pista com o novo kart sem lastro, o mesmo estará sujeito às penalizações por falta de peso.
19.4 O Piloto que estiver entrando no box deverá diminuir a velocidade, de forma a respeitar a segurança dos demais Pilotos, mecânicos e organizadores presentes no local. Os infratores estarão sujeitos a punições, conforme descrito no item 13.5, sem direito de descarte desta punição.
19.5 O Piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término do treino classificatório poderá retornar para a pista, mas largará da última posição. Caso mais de um Piloto se encontre nessa situação, a ordem de liberação para a pista será a mesma ordem de entrada nos boxes.
20. PESAGEM (CATEGORIA CUP)
Além das regras gerais definidas no item 12, temos também as regras específicas para a Categoria CUP:
20.1 O lastro oficial para a Categoria CUP é de 90 kgs (noventa quilogramas). Os Pilotos que pesarem menos de 90 kgs (noventa quilogramas) deverão usar lastro até alcançarem o peso de 90 kgs (noventa quilogramas). Os lastros serão fornecidos pelos kartódromos ou trazidos pelos próprios Pilotos.
20.2 Os 7 (sete) primeiros colocados de cada bateria serão pesados após o término da bateria. Caso o conjunto Piloto e lastro (lastro do kartódromo e/ou pessoal), esteja inferior a 90 kgs (noventa quilogramas), o Piloto será punido ou desclassificado, e impossibilitado de descartar este resultado, conforme itens 13.6 e 13.7, deste Regulamento.
20.3 O peso referência de 90 kgs (noventa quilogramas) poderá ser alterado pela Comissão Organizadora em caso de necessidade, com prévio aviso e divulgação aos Pilotos.
REGULAMENTO COMPLEMENTAR - CATEGORIA STRONG
21. FORMATO DAS ETAPAS (CATEGORIA STRONG)
Além das regras gerais definidas no item 14, temos também as regras específicas para a Categoria CUP:
21.1 O Treino classificatório da Categoria STRONG será realizado através de Super Pole. Em termos práticos, isso significa que o piloto terá uma única volta completa para marcar o seu tempo de classificação. O piloto sairá dos boxes e completará o traçado até a reta principal. Ao passar pela linha de cronometragem, a volta única de classificação será iniciada.
21.2 No momento em que o primeiro piloto completar a sua volta rápida, os demais pilotos também receberão a bandeira quadriculada que sinaliza o encerramento do treino e poderão completar a volta rápida já aberta. Caso algum piloto ainda não tenha aberto a volta nesse momento, o mesmo largará de último sem tempo registrado.
21.3 A corrida terá duração de 22 (vinte e dois) minutos. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
21.4 Durante os 22 (vinte e dois) minutos de corrida, todos os pilotos deverão realizar 01 (uma) passagem pelo trecho denominado "Joker Lap", que será devidamente informado pela Comissão Organizadora através dos canais oficiais na semana anterior. Essa passagem deverá ser realizada entre a segunda e última volta de corrida. Caso o piloto não cumpra essa regra ou realize a passagem duas ou mais vezes, o mesmo será punido conforme definido no item 25.1.
22. PESAGEM (CATEGORIA STRONG)
Além das regras gerais definidas no item 12, temos também as regras específicas para a Categoria STRONG:
22.1 O lastro oficial para a Categoria STRONG é de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas).Os Pilotos que pesarem menos de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas) deverão usar lastro até alcançarem o peso de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas). Os lastros serão fornecidos pelos kartódromos ou trazidos pelos próprios Pilotos.
22.2 Os 7 (sete) primeiros colocados de cada bateria serão pesados após o término da bateria. Caso o conjunto Piloto e lastro (lastro do kartódromo e/ou pessoal), esteja inferior a 95 kgs (noventa e cinco quilogramas), o Piloto será punido ou desclassificado, e impossibilitado de descartar este resultado.
22.3 O peso referência de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas) poderá ser alterado pela Comissão Organizadora em caso de necessidade, com prévio aviso e divulgação aos Pilotos.
24. TROCA DE KART (CATEGORIA STRONG)
24.1 Cada Piloto poderá realizar uma única troca de kart por etapa, que será realizada após o encerramento da super pole. O piloto que realizar essa troca será obrigado a largar da última posição, independente do tempo conquistado ao longo do treino classificatório. Caso mais de um Piloto se encontre nessa situação, a ordem de liberação para a pista será a mesma ordem de entrada nos boxes.
25. PENALIZAÇÕES NA PISTA (CATEGORIA STRONG)
Além das regras gerais definidas no item 13, temos também as regras específicas para a Categoria STRONG:
25.1 Descumprimento da Joker Lap (Volta Coringa): Conforme descrito no item 24.4, todos os pilotos precisam realizar 01 (uma) passagem pelo trecho definido "Joker Lap" ao longo da corrida. Se o piloto realizar a passagem por duas ou mais vezes, o mesmo será punido com o acréscimo de 30 segundos em seu tempo final de corrida para cada passagem adicional. Caso o piloto não realize a passagem ao longo da corrida, o mesmo poderá ser punido pela Comissão Organizadora se houver o entendimento de que houve ganho de tempo pelo piloto. A punição, caso decidida, também será o acréscimo de 30 segundos ao tempo final de corrida.
26. DESEMPATE (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
26.1 Caso dois ou mais Pilotos terminem o campeonato ou qualquer uma de suas 2 (duas) Fases com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido o maior número de 1ºs lugares (2º, 3º, 4º e assim por diante) nas etapas anteriores que constituem aquela fase.
26.2 Caso o critério de desempate expresso no item 21.1 acima não seja suficiente para superar a igualdade entre os Pilotos empatados, o critério de desempate seguinte será a verificação de qual dos Pilotos empatados obteve a melhor posição na última etapa realizada.
26.3 Caso os critérios desempate expressos nos itens 21.1 e 21.2 acima não sejam suficientes para superar a igualdade entre os Pilotos empatados, o critério de desempate seguinte será a verificação acerca de eventuais penalidades sofridas por algum dos Pilotos ou equipes empatados, hipótese na qual o Piloto ou equipe que sofreu a punição durante alguma das etapas deverá ser classificado abaixo do Piloto ou equipe que não sofreu.
26.4 Caso os critérios desempate expressos nos itens 21.1, 21.2 e 21.3 acima não sejam suficientes para superar a igualdade entre os Pilotos empatados, a Comissão Organizadora realizará sorteio para definir o desempate.
27. DISPOSIÇÕES GERAIS
27.1 Todos os Pilotos Inscritos atestam que estão cientes de todo o teor do presente Regulamento e aceitam todas as normas de funcionamento do campeonato.
27.2 Após o início do campeonato, as regras só poderão ser alteradas pela Comissão Organizadora em casos extremos, que serão informados aos Pilotos por meio dos Canais Oficiais. Situações não previstas neste Regulamento estarão sujeitas à análise e decisão da Comissão Organizadora, que será sempre soberana.
27.3 Os pilotos inscritos entendem que a prática em questão demanda cuidados específicos de sua condição de saúde e se comprometem a monitorá-la durante toda a temporada através de consultas periódicas e exames.
11.3 A pontuação do campeonato será zerada a cada final de fase. Exclusivamente para a grande final (9º etapa), os pilotos levarão bônus referentes aos resultados em cada uma das fases.
11.4 Os pilotos que realizarem os pagamentos das etapas dentro do prazo oficial (7 dias antes da etapa) ganharão 1 ponto nas etapas finais de cada fase e na grande final da temporada.
12. PESAGEM (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
12.1 Não haverá pesagem dos Pilotos antes da bateria. A informação do lastro necessário será de responsabilidade única e exclusiva do Piloto, que deverá informar a Comissão Organizadora na semana prévia da corrida através do link oficial enviado pela Comissão Organizadora e disponibilizado na Programação Oficial da etapa.
12.1.1 O Piloto poderá alterar o lastro informado no dia da prova. Para isso, basta o mesmo informar ao mecânico ou assistente de box do kartódromo que realize o ajuste (inclusão ou retirada de barras) nos minutos que antecedem a prova.
12.1.2 É de exclusiva responsabilidade do piloto a checagem do lastro antes do início da corrida. A comissão organizadora não se responsabiliza por erros do kartódromo, mesmo que o piloto tenha informado o lastro corretamente ao longo da semana que antecede a etapa.
12.2 Os Pilotos que apresentarem a necessidade de lastro superior ao permitido pelo kartódromo (ex: 25 quilogramas no KGV) serão obrigados a correr com lastro próprio suficiente para complementar o peso conjunto exigido em sua categoria.
12.3 É vedada a fixação de lastro próprio em locais que ofereçam risco à segurança do Piloto e/ou de terceiros.
12.4 A responsabilidade pelo cumprimento do peso e da utilização correta dos lastros é exclusivamente do Piloto.
13. PENALIZAÇÕES NA PISTA (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
13.1 Bandeira de advertência: a Direção de prova do kartódromo poderá advertir o Piloto com a bandeira de advertência se assim entender merecido após alguma situação de pista. A cada 03 (três) bandeiras de advertência aplicadas para o Piloto durante cada fase do campeonato (acumulativas), o mesmo perderá 02 (dois) pontos na classificação geral. Essa penalização não poderá ser descartada, mesmo que o Piloto descarte o resultado da etapa em que sofreu uma ou mais advertências.
13.2 Acréscimo de tempo: a Direção de prova do kartódromo poderá advertir o Piloto com acréscimo de tempo se assim entender merecido após alguma situação de pista. Nesse caso, o Piloto receberá a bandeira de advertência acompanhada de uma placa com o tempo a ser acrescido ao final da prova (5, 10, 20 ou 30 segundos). Nesse caso, não se faz necessária a passagem pela área de box e o Piloto pode continuar normalmente a corrida.
13.3 Bandeira de Stop and Go: quando receber essa bandeira, o Piloto deverá obrigatoriamente fazer uma passagem pelos boxes, parando completamente o kart e prosseguindo em seguida. A aplicação desta bandeira será de responsabilidade do Diretor de pista do kartódromo e pode estar relacionada à uma punição ou à uma avaria no kart que impede a sua continuação em pista.
13.3.1 O piloto terá até 3 (três) voltas para cumprir a passagem pelos boxes. Caso o Piloto permaneça na pista receberá a bandeira preta indicando sua desclassificação da prova. Após a terceira passagem com bandeira preta, caso o Piloto não entre para o box, a direção de provas dará bandeira vermelha interrompendo a prova para retirar o Piloto. Neste caso, a relargada será em “fila indiana”, sendo considerado para formação a o grid da volta anterior à paralisação.
13.3.2 Caso o Piloto receba essa bandeira (Stop & Go) em sua última volta por motivo de punição, serão acrescidos 30 (trinta) segundos ao seu tempo de prova.
13.3.3 Em caso de atitude anti-desportiva e aplicação desta bandeira, o Piloto poderá perder até 05 (cinco) pontos na classificação geral, caso a Comissão Organizadora entenda que o fato gerador da punição decorreu de acidente grave causado intencionalmente pelo Piloto punido.
13.3.4 Quando a bandeira de Stop and Go for utilizada para recolher um Piloto que esteja com problemas técnicos no kart ou em seus equipamentos de segurança, não será considerada como penalização. Neste caso, se o Piloto não atender à determinação da Direção de provas, deverá ser submetido ao mesmo procedimento previsto no item 13.3.1 acima.
13.4 Desclassificação da prova: o Piloto desclassificado receberá 0 (zero) pontos e este resultado não poderá ser descartado na fase.
13.5 Excesso de velocidade nos boxes: os Pilotos que percorrerem a área dos boxes em velocidade excessiva e forem observados pela Comissão Organizadora com tal conduta serão punidos por meio da perda de 02 (dois) pontos na etapa e este resultado não poderá ser descartado na fase. Em caso de reincidência em relação a esta punição, o Piloto será suspenso por 01 (uma) etapa.
13.6 Falta de peso de até 5kg (cinco quilogramas): se o Piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com peso de até 5kg (cinco quilogramas) abaixo do exigido em sua categoria, o mesmo será punido com a adição de 30 (trinta) segundos ao seu tempo final de prova. Em caso de reincidência, será desclassificado da prova. Para fins de pontuação extra (Pole ou Melhor Volta), o piloto punido neste item não será considerado.
13.7 Falta de peso igual ou superior a 5,1kg (cinco quilogramas e cem gramas): se o Piloto for flagrado após a bateria que tiver corrido com peso de 5,1kg (cinco quilogramas e cem gramas) ou mais abaixo do exigido em sua categoria, o mesmo será desclassificado da etapa. Em caso de reincidência, será suspenso por 01 (uma) etapa. Para fins de pontuação extra (Pole ou Melhor Volta), o piloto punido neste item não será considerado.
13.8 Utilização das mãos para acelerar o kart durante a largada: durante todo o procedimento de largada, o Piloto que colocar qualquer uma de suas mãos na região do motor do kart será punido com uma Bandeira de Advertência ou Acréscimo de Tempo, a critério do Diretor de Prova, nos termos dos itens 16.1 e 16.2 acima.
13.9 “Empurrar” kart de outro piloto: um Piloto poderá “empurrar” o kart de outro Piloto com o seu próprio kart, desde que tal manobra não cause prejuízo a outros Pilotos ou seja utilizada como forma de conduta antidesportiva, hipóteses nas quais o Diretor de Prova poderá aplicar, a seu exclusivo critério e considerando o prejuízo causado, qualquer das seguintes punições: Bandeira de Advertência, Acréscimo de Tempo, Bandeira de Stop and Go ou Desclassificação da prova, nos termos dos itens 13.1 a 13.4 acima.
14. FORMATO DAS ETAPAS (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
14.1 Os Pilotos deverão comparecer ao kartódromo no horário informado nos Canais Oficiais para participarem do “Briefing” (caso não tenha sido realizado de forma online), pesagem, sorteio de karts e instruções gerais.
14.2 Cabe ao Piloto a exclusiva responsabilidade de comparecer com antecedência ao kartódromo, no box identificado com a faixa "Área Pilotos" e manter-se atento ao efetivo horário de sua bateria. Caso o Piloto não chegue a tempo para a disputa da bateria, o mesmo perderá o direito da participação da prova, e não terá ressarcimento do valor pago.
14.3 A apuração dos tempos de voltas e a cronometragem da prova são de inteira responsabilidade e atribuição única do kartódromo.
14.4 Caso algum kart quebre e/ou sofra avaria (devidamente comprovada pela Comissão Organizadora e Mecânicos do kartódromo) após o alinhamento no grid e o Piloto seja obrigado a trocar o kart, o mesmo manterá a posição conquistada durante o treino classificatório.
14.5 O alinhamento do grid será feito em fila indiana ou com alinhamento lado a lado, a critério da Comissão Organizadora ou do kartódromo que receberá as etapas do campeonato. A formação do grid no momento da largada é de única e total responsabilidade do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.
14.6 A largada se dará via painel de luzes ou bandeira verde, a critério da Comissão Organizadora ou do kartódromo que receberá as etapas do campeonato.
14.7 O resultado final da prova será aquele apontado pelo resultado oficial divulgado pelos sistemas do kartódromo, acrescidas as eventuais punições. Eventuais erros comprovados pelo sistema poderão ser corrigidos pela Organização da Fórmula SKR.
14.8 Em caso de bandeira vermelha na primeira volta, o grid deverá ser realinhado conforme o grid de largada inicial da corrida.
14.9 Em caso de bandeira vermelha após a primeira volta completada, a relargada deverá ocorrer em fila indiana respeitando as posições da volta anterior à bandeira. Se não for possível a averiguação total das posições da última volta, o grid respeitará a ordem original de largada.
15. DESCARTES E AUSÊNCIAS (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
15.1 Todos os Pilotos deverão descartar o resultado de 01 (uma) etapa em que obteve seu pior desempenho (em número de pontos) em cada fase do campeonato. Ou seja, para fins de resultado oficial de cada fase, serão considerados os 03 (três) melhores resultados entre as 04 (quatro) etapas realizadas em cada fase.
15.2 As punições e/ou desclassificações recebidas na Fase 1 serão zeradas no inicio da Fase 2.
15.3 Cada Piloto poderá ter até 02 (duas) faltas sem justificativas por fase no decorrer do campeonato. A terceira falta eliminará o Piloto do campeonato, embora o mesmo possa participar de etapas futuras na condição de Piloto Convidado.
15.4 O Piloto que ingressar após a primeira etapa de cada fase não terá direito a um descarte, pois a etapa que não participou será considerada como a descartada (zero pontos).
15.5 A contagem das ausências e substituições será zerada no início da Fase 2.
16. PENALIZAÇÕES FORA DA PISTA (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
16.1 As decisões da Direção de Prova são soberanas. Em casos de erros graves cometidos pela Direção de Prova do kartódromo, sendo estes devidamente comprovados com provas concretas, a Comissão Organizadora da Fórmula SKR poderá interferir nas decisões da direção de prova, divulgando posteriormente um novo parecer a respeito do ocorrido.
16.2 Não serão aceitas reclamações por qualquer ocorrência dentro e fora da pista no dia do evento. O Piloto que se sentir prejudicado poderá fazer sua reclamação por escrito, através de formulário próprio e enviá-lo por e-mail, conforme informação divulgada no site. O prazo máximo para envio do pedido de revisão (ou da intenção de realizar o mesmo) será de 2 (dois) dias úteis após o evento. Após essa data, somente a Direção de Prova e a Comissão Organizadora poderão iniciar uma revisão ou investigação de incidente.
16.3 Não serão admitidos ofensas, xingamentos, desrespeitos, agressões físicas e/ou verbais a qualquer membro da organização do kartódromo, da Comissão Organizadora, Pilotos e demais presentes nos eventos, ficando o infrator e/ou Piloto responsável, sujeito a sanções de advertência, perda de pontos na bateria ou na classificação geral, suspensão da bateria ou exclusão do campeonato.
16.4 O Piloto que, no entender da Comissão Organizadora do campeonato, acumular um número muito grande de punições esportivas e/ou administrativas ao longo do ano, estará passível de advertências, suspensão ou exclusão do campeonato.
16.5 O Piloto que não comparecer para a premiação no pódio perderá o direito ao prêmio cabendo à Comissão Organizadora destiná-lo conforme apropriado, sem justificativa. A única exceção aceita será para os pilotos que estão inscritos na bateria imediatamente na sequência, sendo permitido que o mesmo retire o troféu até o encerramento das atividades daquele dia.
17. PREMIAÇÕES (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
17.1 O campeonato das duas categorias será disputado em 9 etapas, divididas em 02 fases de 04 etapas cada. O Piloto com o maior número de pontos será consagrado campeão de cada fase, recebendo uma premiação a ser divulgada. Após a conclusão das duas fases, será realizada a Grande Final (9ª etapa) e os pilotos receberão bônus referentes às posições finais em cada fase. Esses bônus serão adicionados à pontuação da corrida, que determinará o Campeão Geral 2022 para cada categoria.
17.2 Haverá também premiação por troféus em todas as etapas, considerando o resultado oficial das mesmas. Os 06 (seis) Pilotos melhores classificados em cada uma das categorias de cada etapa serão premiados com troféus.
17.2.1 Os pilotos que realizarem a pole position e a melhor volta de cada categoria também serão premiados com medalhas.
REGULAMENTO COMPLEMENTAR - CATEGORIA CUP
18. FORMATO DAS ETAPAS (CATEGORIA CUP)
Além das regras gerais definidas no item 14, temos também as regras específicas para a Categoria CUP:
18.1 A categoria CUP será realizada em duas baterias/subcategorias denominadas CUP SPORT e CUP PRÓ. A definição dos pilotos que correrão em cada subcategoria será realizada no momento da inscrição (sujeita à validação da Comissão Organizadora).
18.1.1 O piloto inscrito em uma das subcategorias (Sport ou Pró) deverá correr o restante do ano nessa mesma categoria. Eventuais alterações serão analisadas pela Comissão Organizadora no intervalo de cada fase.
18.2 A duração total da prova será de 25 (vinte e cinco), sendo até 05 (cinco) minutos de treino de classificação e 18 (dezoito) minutos de corrida. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
19. TROCA DE KART (CATEGORIA CUP)
19.1 Cada Piloto poderá realizar uma única troca de kart por etapa (exceto quebras ou avarias). A partir da 2ª troca (incluindo essa), o piloto será obrigado a largar da última posição, independente do tempo conquistado ao longo do treino classificatório.
19.2. Durante o treino classificatório, cada Piloto deve efetuar, no mínimo, 01 (uma) volta completa com seu kart antes de efetuar a troca do mesmo, exceto se o kart sorteado estiver em manutenção e impossibilitado de sair dos boxes e/ou com aparente avaria. Assim sendo, o piloto informará a Comissão Organizadora, que fará a avaliação e determinará ou não a troca do kart. Nestes casos, não será considerado como troca e o Piloto terá outro kart sorteado.
19.3 O Piloto que optar por trocar o kart e estiver utilizando lastro deverá transferi-lo para o novo kart. Caso não faça isso e entre na pista com o novo kart sem lastro, o mesmo estará sujeito às penalizações por falta de peso.
19.4 O Piloto que estiver entrando no box deverá diminuir a velocidade, de forma a respeitar a segurança dos demais Pilotos, mecânicos e organizadores presentes no local. Os infratores estarão sujeitos a punições, conforme descrito no item 13.5, sem direito de descarte desta punição.
19.5 O Piloto que estiver na área dos boxes ao ser dada a bandeirada de término do treino classificatório poderá retornar para a pista, mas largará da última posição. Caso mais de um Piloto se encontre nessa situação, a ordem de liberação para a pista será a mesma ordem de entrada nos boxes.
20. PESAGEM (CATEGORIA CUP)
Além das regras gerais definidas no item 12, temos também as regras específicas para a Categoria CUP:
20.1 O lastro oficial para a Categoria CUP é de 90 kgs (noventa quilogramas). Os Pilotos que pesarem menos de 90 kgs (noventa quilogramas) deverão usar lastro até alcançarem o peso de 90 kgs (noventa quilogramas). Os lastros serão fornecidos pelos kartódromos ou trazidos pelos próprios Pilotos.
20.2 Os 7 (sete) primeiros colocados de cada bateria serão pesados após o término da bateria. Caso o conjunto Piloto e lastro (lastro do kartódromo e/ou pessoal), esteja inferior a 90 kgs (noventa quilogramas), o Piloto será punido ou desclassificado, e impossibilitado de descartar este resultado, conforme itens 13.6 e 13.7, deste Regulamento.
20.3 O peso referência de 90 kgs (noventa quilogramas) poderá ser alterado pela Comissão Organizadora em caso de necessidade, com prévio aviso e divulgação aos Pilotos.
REGULAMENTO COMPLEMENTAR - CATEGORIA STRONG
21. FORMATO DAS ETAPAS (CATEGORIA STRONG)
Além das regras gerais definidas no item 14, temos também as regras específicas para a Categoria CUP:
21.1 O Treino classificatório da Categoria STRONG será realizado através de Super Pole. Em termos práticos, isso significa que o piloto terá uma única volta completa para marcar o seu tempo de classificação. O piloto sairá dos boxes e completará o traçado até a reta principal. Ao passar pela linha de cronometragem, a volta única de classificação será iniciada.
21.2 No momento em que o primeiro piloto completar a sua volta rápida, os demais pilotos também receberão a bandeira quadriculada que sinaliza o encerramento do treino e poderão completar a volta rápida já aberta. Caso algum piloto ainda não tenha aberto a volta nesse momento, o mesmo largará de último sem tempo registrado.
21.3 A corrida terá duração de 22 (vinte e dois) minutos. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
21.4 Durante os 22 (vinte e dois) minutos de corrida, todos os pilotos deverão realizar 01 (uma) passagem pelo trecho denominado "Joker Lap", que será devidamente informado pela Comissão Organizadora através dos canais oficiais na semana anterior. Essa passagem deverá ser realizada entre a segunda e última volta de corrida. Caso o piloto não cumpra essa regra ou realize a passagem duas ou mais vezes, o mesmo será punido conforme definido no item 25.1.
22. PESAGEM (CATEGORIA STRONG)
Além das regras gerais definidas no item 12, temos também as regras específicas para a Categoria STRONG:
22.1 O lastro oficial para a Categoria STRONG é de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas).Os Pilotos que pesarem menos de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas) deverão usar lastro até alcançarem o peso de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas). Os lastros serão fornecidos pelos kartódromos ou trazidos pelos próprios Pilotos.
22.2 Os 7 (sete) primeiros colocados de cada bateria serão pesados após o término da bateria. Caso o conjunto Piloto e lastro (lastro do kartódromo e/ou pessoal), esteja inferior a 95 kgs (noventa e cinco quilogramas), o Piloto será punido ou desclassificado, e impossibilitado de descartar este resultado.
22.3 O peso referência de 95 kgs (noventa e cinco quilogramas) poderá ser alterado pela Comissão Organizadora em caso de necessidade, com prévio aviso e divulgação aos Pilotos.
24. TROCA DE KART (CATEGORIA STRONG)
24.1 Cada Piloto poderá realizar uma única troca de kart por etapa, que será realizada após o encerramento da super pole. O piloto que realizar essa troca será obrigado a largar da última posição, independente do tempo conquistado ao longo do treino classificatório. Caso mais de um Piloto se encontre nessa situação, a ordem de liberação para a pista será a mesma ordem de entrada nos boxes.
25. PENALIZAÇÕES NA PISTA (CATEGORIA STRONG)
Além das regras gerais definidas no item 13, temos também as regras específicas para a Categoria STRONG:
25.1 Descumprimento da Joker Lap (Volta Coringa): Conforme descrito no item 24.4, todos os pilotos precisam realizar 01 (uma) passagem pelo trecho definido "Joker Lap" ao longo da corrida. Se o piloto realizar a passagem por duas ou mais vezes, o mesmo será punido com o acréscimo de 30 segundos em seu tempo final de corrida para cada passagem adicional. Caso o piloto não realize a passagem ao longo da corrida, o mesmo poderá ser punido pela Comissão Organizadora se houver o entendimento de que houve ganho de tempo pelo piloto. A punição, caso decidida, também será o acréscimo de 30 segundos ao tempo final de corrida.
26. DESEMPATE (REGRAS GERAIS CUP + STRONG)
26.1 Caso dois ou mais Pilotos terminem o campeonato ou qualquer uma de suas 2 (duas) Fases com a mesma pontuação, o critério de desempate será quem tiver obtido o maior número de 1ºs lugares (2º, 3º, 4º e assim por diante) nas etapas anteriores que constituem aquela fase.
26.2 Caso o critério de desempate expresso no item 21.1 acima não seja suficiente para superar a igualdade entre os Pilotos empatados, o critério de desempate seguinte será a verificação de qual dos Pilotos empatados obteve a melhor posição na última etapa realizada.
26.3 Caso os critérios desempate expressos nos itens 21.1 e 21.2 acima não sejam suficientes para superar a igualdade entre os Pilotos empatados, o critério de desempate seguinte será a verificação acerca de eventuais penalidades sofridas por algum dos Pilotos ou equipes empatados, hipótese na qual o Piloto ou equipe que sofreu a punição durante alguma das etapas deverá ser classificado abaixo do Piloto ou equipe que não sofreu.
26.4 Caso os critérios desempate expressos nos itens 21.1, 21.2 e 21.3 acima não sejam suficientes para superar a igualdade entre os Pilotos empatados, a Comissão Organizadora realizará sorteio para definir o desempate.
27. DISPOSIÇÕES GERAIS
27.1 Todos os Pilotos Inscritos atestam que estão cientes de todo o teor do presente Regulamento e aceitam todas as normas de funcionamento do campeonato.
27.2 Após o início do campeonato, as regras só poderão ser alteradas pela Comissão Organizadora em casos extremos, que serão informados aos Pilotos por meio dos Canais Oficiais. Situações não previstas neste Regulamento estarão sujeitas à análise e decisão da Comissão Organizadora, que será sempre soberana.
27.3 Os pilotos inscritos entendem que a prática em questão demanda cuidados específicos de sua condição de saúde e se comprometem a monitorá-la durante toda a temporada através de consultas periódicas e exames.