O traçado escolhido para essa etapa foi o chamado "tradicional completo", considerado um dos mais técnicos de Interlagos. Com um tempo de volta mais alto, o curto treino de classificação - cerca de quatro voltas - seria bastante desafiador aos pilotos. A sorte na definição do kart seria essencial, uma vez que uma troca certamente impossibilitaria uma volta rápida completa.
Quer saber quem se deu bem e se tivemos mudanças nas lideranças das categorias? Curta conosco o nosso tradicional resumo!
CORRIDA - CATEGORIA LIGHT
Flavio Alves foi quem se deu melhor nessa disputa para cravar a pole position, a segunda seguida em duas etapas da 2°Fase do campeonato. O convidado Luiz Pierri ficou com o segundo melhor tempo, seguido de perto por Wagner Takita, outro convidado. Juan Farias fez o quarto melhor tempo e Erick Sander fechou a lista dos cinco mais rápidos no treino classificatório.
A largada seria uma das grandes atrações dessa etapa, pois as duas primeiras curvas do traçado eram de praticamente 180 graus. Porém, os pilotos demonstraram grande habilidade e pouquissimos toques foram vistos nesses primeiros metros. Porém, alguns pilotos acabaram saindo da pista lá no miolo e levantaram bastante terra. Quem deu um show para conquistar o troféu "pneu cheio" da vez foi Gabriel Campos, que escalou nove posições durante a primeira volta. Em uma situação totalmente contrária, Bruno Tridente acabou sendo prejudicado e perdeu nove posições, o que lhe rendeu o prêmio de "pneu murcho" da etapa.
Após a segunda volta completada, Flavio Alvez e Luiz Pierri já davam sinais de que disparariam na ponta ao abrir cerca de três segundos para os outros pilotos. Erick Sander, após uma ótima largada, ocupava a terceira colocação e trazia consigono vácuo outros quatro pilotos, separado por menos de três décimos de segundo. Eram eles: Vitor Vilarinho, Juan Farias, Rômulo Pavan e Wagner Takita.
Flavio Alves segurou os ataques de Luiz Pierri até a última curva e todos já se preparavam para parabenizar a sua segunda vitória seguida quando uma tentativa de ultrapassagem mudou toda a história da corrida. Luiz Pierri colocou por dentro na famosa "curva da balança" e acabou tocando Flavio a menos de vinte metros da linha de chegada. Flavio rodou e foi parar na grama enquanto Pierri cruzava a linha de chegada na primeira colocação com as mãos na cabeça após o ocorrido. A Direção de prova da Fórmula SKR aplicou uma punicão de dez segundos a Pierri pelo lance ocorrido, o que acabou devolvendo a vitória da prova para Flavio Alves. Como Luiz Pierri era convidado, a sua posição em pista foi desconsiderada para fins de campeonato.
Juan Farias deu um show de pilotagem na segunda metade da prova e fechou a corrida na segunda colocação oficial da prova. Nader Ghosn, que voltou às pistas após um afastamento médico, ficou com a terceira colocação, seguido por Gabriel Campos, que realizou uma fantástica prova de recuperação. Rômulo Pavan foi outro piloto que realizou uma ótima e consistente corrida para ficar com a quinta colocação, a frente de Reimilte Pereira, um nome que vem evoluindo corrida a corrida e é um dos candidatos favoritos ao prêmio de capacete mais bonito da temporada. Vitor Vilarinho e Erick Sander disputaram até o último metro da corrida para garantirem a sétima e oitava posições, respectivamente. Erick Reis ficou com a nona colocação e Daniel Peach fechou a lista dos dez melhores pilotos da 6° Etapa!
Completaram o resultado: Guto Valent, Ricardo Sousa, Leandro Rodrigues, Edson Xavier, Carlos Fiuza, Patrick Gehre, Daniel Lima, Alex Gonçalves e Fabio Sousa. Correram como convidados os pilotos Luiz Pierri, Wagner Takita e Bruno Tridente.
Além do ótimo resultado no geral, Juan Farias também conquistou a vitória entre os pilotos da categoria Novatos. Já na categoria Pesados, Carlos Fiuza ficou com a vitória após a punição sofrida por Patrick Gehre.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Com os bons resultados na etapa, Juan Farias assumiu a liderança da categoria ao lado de Nader Ghosn. Ambos possuem 42 pontos, mas Juan leva vantagem no desempate por possuir um segundo lugar como melhor colocação, enquanto que a melhor colocação de Nader é um terceiro lugar. Ricardo Sousa, que chegou nesta etapa como líder, ocupa agora a terceira colocação somente um ponto atras dos líderes. Rômulo Pavan é o quarto colocado com 39 pontos e Reimilte Pereira completa a lista do TOP 5 com 35 pontos. Com duas vitórias nas duas etapas da 2° Fase, Flavio Alves ocupa a sétima colocação.
Juan Farias também lidera o campeonato da categoria Novatos, enquanto que Filipe Marques ocupa o posto de melhor piloto da categoria Pesados.
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
CORRIDA - CATEGORIA PRÓ
Com uma volta perfeita, Samer Ghosn garantiu a pole position. Gabriel Campos, piloto da Light que decidiu correr como convidado na Pró, surpreendeu e garantiu o segundo melhor tempo. Luiz Pierri, outro convidado, ficou com o terceiro melhor tempo. Fabio Nakiri e Marcio Simão fecharam a lista dos cinco mais rápidos.
Assim como na categoria Light, os pilotos foram bastante cautelosos com as desafiadoras curvas inicias. Porém, o estreito S que antecede o miolo da pista fez as suas vitimas. O grande destaque desse início de corrida foi Thiago Moreira, que se aproveitou da confusão para conquistar dez posições e faturar o prêmio de "pneu cheio" da etapa. Gabriel Bianchi, que largou dos boxes após trocar o kart, acabou ficando como o "pneu murcho" da vez.
Um fato muito curioso e inédito na Fórmula SKR marcou o final da segunda volta. Nenhuma troca de posições havia sido registrada em relação à largada. Ou seja, os cinco primeiros continuavam a ser Samer Ghosn, Gabriel Campos, Luiz Pierri, Fabio Nakiri e Marcio Simão. Alejandro Pomponio cruzou a linha em sexto lugar para fechar a lista dos pilotos que subiriam no pódio se a corrida terminasse naquele momento.
Samer Ghosn mantinha a liderança com a ajuda de Gabriel Campos, que se empenhava em empurrar o ponteiro ao invés de tentar ultrapassa-lo. Cerca de meio segundo atrás, Luiz Pierri e Fabio Nakiri vinham em estratégia semelhante para evitar que os dois primeiros abrissem vantagem. Marcio Simão vinha na quinta colocação em uma corrida solitária e tentava de tudo para conseguir entrar no vácuo de Fabio Nakiri. Nesse momento da prova, a disputa mais emocionante era aquela pelo sexto lugar, o último degrau do pódio. Sete pilotos estavam separados por menos de três segundos e protagonizavam diversas trocas de posições a cada curva. Eram eles, por ordem de posição: Alejandro Pomponio, Eraldo Silva, Rodrigo Giacomini, Sergio Miake, Rafael Skinner e os irmãos Felipe e Marcelo Iazzetti. Para se ter uma ideia do equilibrio desse grupo, na décima volta a diferença do tempo de volta entre eles foi de no máximo 190 milésimos de segundo. Espetacular!
E como ocorrido na categoria Light, muitas emoções ficaram para os últimos metros da corrida. A dupla Samer Ghosn e Gabriel Campos se ajudou até o final e, em um grande ato de reconhecimento, Samer Ghosn cedeu o primeiro lugar para Gabriel Campos, que comemorou demais a sua primeira vitória logo na categoria mais forte da Fórmula SKR. Como Gabriel correu como convidado, a vitória oficial da prova acabou ficando nas mãos de Samer. Fabio Nakiri, o japonês voador, ficou oficialmente com a segunda colocação após tentar de tudo ao lado de Luiz Pierri para chegar nos líderes. Eles acabaram cerca de um segundo atrás da dupla vencedora.
Marcio Simão ficou com a terceira colocação após a sua corrida solitária, sem incomodar ou ser incomodado. A acirrada disputa entre os sete pilotos vista na metade da prova se manteve até o final da prova e ganhou outros nomes, chegando ao seu pico com nove pilotos separados por menos de quatro segundos! Com isso, alguns toques e exageros foram vistos, o que resultou em punição pela fiscalização de prova. Ao final da prova, oito pilotos se mantinham na disputa separados por pouco mais de dois segundos. E quem se deu melhor em toda essa disputa foi Rodrigo Giacomini, que ficou com a quarta colocação. Eraldo Sila se recuperou bem para terminar em quinto lugar, seguido pelos irmãos Iazzetti, Felipe e Marcelo. Rafael Skinner fechou a corrida em oitavo lugar. Sergio Miake e Ricardo Gomes completaram a lista dos dez primeiros ao cruzarem a linha separados por apenas um décimo de segundo!
Completaram o resultado: Eric Martins, Luis Espinhal, Marco Albuquerque, Gabriel Bianchi, Daniel Ribeiro, Thiago Moreira, Eduardo Navarro, Lauricy Mathii, Murilo Leite, Fabio PL e Alejandro Pomponio. Correram como convidados os pilotos Gabriel Campos e Luiz Pierri.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Com a bela vitória, Samer Ghosn assumiu a liderança do campeonato com 47 pontos, três a mais do que o antigo líder Eraldo, que agora soma 44 pontos. O atual campeão Marcio Simão ocupa a terceira colocação com 43 pontos, seguido por Luis Espinhal com 41. Fabio Nakiri completa o TOP 5 com 39 pontos. Belo equilíbrio e grandes nomes, garantia de muita emoção por vir nas cinco etapas até o final da temporada.
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
REGISTRO DE PUNIÇÕES
- ADV + 10 seg: Piloto Luiz Pierri por toque traseiro e prejuízo ao Piloto Flavio Alves.
- ADV + 10 seg: Piloto Patrick Gehre por toque traseiro e prejuízo ao Piloto Carlos Fiuza.
- ADV: Piloto Gabriel Campos por excesso de velocidade nos boxes.
- ADV: Piloto Daniel Lima por toque no Piloto Patrick Gehre.
- ADV: Piloto Erick Sander por toque no Piloto Vitor Vilarinho.
- ADV: Piloto Wagner Takita por toque traseiro.
Corrida Pró:
- ADV + 5 seg: Piloto Eric Martins por toque lateral e prejuízo ao Piloto Alejandro Pomponio.
A próxima etapa ocorrerá no dia 4 de agosto no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 17h00 e 17h30.