Campeonato de Kart Amador
Formula SKR de Kart Amador
  • Home
  • Calendário
  • CLASSIFICAÇÃO
  • Temporada 2022
    • Inscrição
    • Regulamento
    • E 01 - Resultados
    • E 02 - Resultados
    • E 03 - Resultados

RESUMO - GP KART AMADOR SP (6° ETAPA)

24/7/2018

0 Comentários

 
Imagem
O Kartódromo de Interlagos, considerado o templo do automobilismo por onde já passaram os grandes nomes do esporte, foi o palco do Grande Prêmio Kart Amador SP válido pela 6° Etapa da Temporada 2018. Ricardo Sousa na Light e Eraldo Silva na Pró chegaram como os líderes do campeonato nessa etapa e o grande desafio seria manter a boa classificação com o início da aplicação dos descartes. Para reforçar a força e compensar as corridas em horários próximos ao almoço, os pilotos tiveram à disposição deliciosos mini salgados da Grangulla Rotisserie. 

O traçado escolhido para essa etapa foi o chamado "tradicional completo", considerado um dos mais técnicos de Interlagos. Com um tempo de volta mais alto, o curto treino de classificação - cerca de quatro voltas - seria bastante desafiador aos pilotos. A sorte na definição do kart seria essencial, uma vez que uma troca certamente impossibilitaria uma volta rápida completa.

​Quer saber quem se deu bem e se tivemos mudanças nas lideranças das categorias? Curta conosco o nosso tradicional resumo!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

CORRIDA - CATEGORIA LIGHT

Imagem
Com um início de tarde bastante quente em São Paulo, os pilotos da Light foram para a pista em busca do melhor tempo. A disputa para ver quem sairia dos boxes primeiro foi uma atração a parte, pois ninguém queria perder tempo no curto treino de classificação. 

Flavio Alves foi quem se deu melhor nessa disputa para cravar a pole position, a segunda seguida em duas etapas da 2°Fase do campeonato. O convidado Luiz Pierri ficou com o segundo melhor tempo, seguido de perto por Wagner Takita, outro convidado. Juan Farias fez o quarto melhor tempo e Erick Sander fechou a lista dos cinco mais rápidos no treino classificatório. 

A largada seria uma das grandes atrações dessa etapa, pois as duas primeiras curvas do traçado eram de praticamente 180 graus. Porém, os pilotos demonstraram grande habilidade e pouquissimos toques foram vistos nesses primeiros metros. Porém, alguns pilotos acabaram saindo da pista lá no miolo e levantaram bastante terra. Quem deu um show para conquistar o troféu "pneu cheio" da vez foi Gabriel Campos, que escalou nove posições durante a primeira volta. Em uma situação totalmente contrária, Bruno Tridente acabou sendo prejudicado e perdeu nove posições, o que lhe rendeu o prêmio de "pneu murcho" da etapa.  

Após a segunda volta completada, Flavio Alvez e Luiz Pierri já davam sinais de que disparariam na ponta ao abrir cerca de três segundos para os outros pilotos. Erick Sander, após uma ótima largada, ocupava a terceira colocação e trazia consigono vácuo outros quatro pilotos, separado por menos de três décimos de segundo. Eram eles: Vitor Vilarinho, Juan Farias, Rômulo Pavan e Wagner Takita. 
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A corrida chegou a sua metade sem novidades na briga pela liderança. Flavio Alves e Luiz Pierri brigavam roda a roda, mas já possuiam cerca de oito segundo de vantagem para o segundo pelotão, que também travava uma bela disputa por posições. O grupo, que no começo da corrida era composto por cinco pilotos, já havia ganho a companhia de mais três pilotos. Ou seja, a terceira colocação nesse momento era disputada por oito pilotos - Vitor Vilarinho, Gabriel Campos, Juan Farias, Nader Ghosn, Wagner Takita, Rômulo Pavan, Reimilte Pereira e Erick Sander - separados por menos de três segundos. Este era o TOP 10 da corrida no momento. Sensacional!

Flavio Alves segurou os ataques de Luiz Pierri até a última curva e todos já se preparavam para parabenizar a sua segunda vitória seguida quando uma tentativa de ultrapassagem mudou toda a história da corrida. Luiz Pierri colocou por dentro na famosa "curva da balança" e acabou tocando Flavio a menos de vinte metros da linha de chegada. Flavio rodou e foi parar na grama enquanto Pierri cruzava a linha de chegada na primeira colocação com as mãos na cabeça após o ocorrido. A Direção de prova da Fórmula SKR aplicou uma punicão de dez segundos a Pierri pelo lance ocorrido, o que acabou devolvendo a vitória da prova para Flavio Alves. Como Luiz Pierri era convidado, a sua posição em pista foi desconsiderada para fins de campeonato.

Juan Farias deu um show de pilotagem na segunda metade da prova e fechou a corrida na segunda colocação oficial da prova. Nader Ghosn, que voltou às pistas após um afastamento médico, ficou com a terceira colocação, seguido por Gabriel Campos, que realizou uma fantástica prova de recuperação. Rômulo Pavan foi outro piloto que realizou uma ótima e consistente corrida para ficar com a quinta colocação, a frente de Reimilte Pereira, um nome que vem evoluindo corrida a corrida e é um dos candidatos favoritos ao prêmio de capacete mais bonito da temporada. Vitor Vilarinho e Erick Sander disputaram até o último metro da corrida para garantirem a sétima e oitava posições, respectivamente. Erick Reis ficou com a nona colocação e Daniel Peach fechou a lista dos dez melhores pilotos da 6° Etapa!

Completaram o resultado: Guto Valent, Ricardo Sousa, Leandro Rodrigues, Edson Xavier, Carlos Fiuza, Patrick Gehre, Daniel Lima, Alex Gonçalves e Fabio Sousa. Correram como convidados os pilotos Luiz Pierri, Wagner Takita e Bruno Tridente.

Além do ótimo resultado no geral, Juan Farias também conquistou a vitória entre os pilotos da categoria Novatos. Já na categoria Pesados, Carlos Fiuza ficou com a vitória após a punição sofrida por Patrick Gehre.


O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Imagem
Imagem
CAMPEONATO

Com os bons resultados na etapa, Juan Farias assumiu a liderança da categoria ao lado de Nader Ghosn. Ambos possuem 42 pontos, mas Juan leva vantagem no desempate por possuir um segundo lugar como melhor colocação, enquanto que a melhor colocação de Nader é um terceiro lugar. Ricardo Sousa, que chegou nesta etapa como líder, ocupa agora a terceira colocação somente um ponto atras dos líderes. Rômulo Pavan é o quarto colocado com 39 pontos e Reimilte Pereira completa a lista do TOP 5 com 35 pontos. Com duas vitórias nas duas etapas da 2° Fase, Flavio Alves ocupa a sétima colocação. 

Juan Farias também lidera o campeonato da categoria Novatos, enquanto que Filipe Marques ocupa o posto de melhor piloto da categoria Pesados. 


A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK. 

CORRIDA - CATEGORIA PRÓ

Imagem
As poucas voltas de treino classificatório foram suficientes para mostrar que teríamos uma corrida com muitas disputas e surpresas. Os 16 melhores tempos estavam separados por menos de um segundo e alguns nomes que chegaram na etapa entre os melhores colocados do campeonato estavam largando na metade ou no final do grid. Sinal de emoção garantida para a corrida!

Com uma volta perfeita, Samer Ghosn garantiu a pole position. Gabriel Campos, piloto da Light que decidiu correr como convidado na Pró, surpreendeu e garantiu o segundo melhor tempo. Luiz Pierri, outro convidado, ficou com o terceiro melhor tempo. Fabio Nakiri e Marcio Simão fecharam a lista dos cinco mais rápidos.

Assim como na categoria Light, os pilotos foram bastante cautelosos com as desafiadoras curvas inicias. Porém, o estreito S que antecede o miolo da pista fez as suas vitimas. O grande destaque desse início de corrida foi Thiago Moreira, que se aproveitou da confusão para conquistar dez posições e faturar o prêmio de "pneu cheio" da etapa. Gabriel Bianchi, que largou dos boxes após trocar o kart, acabou ficando como o "pneu murcho" da vez. 

Um fato muito curioso e inédito na Fórmula SKR marcou o final da segunda volta. Nenhuma troca de posições havia sido registrada em relação à largada. Ou seja, os cinco primeiros continuavam a ser Samer Ghosn, Gabriel Campos, Luiz Pierri, Fabio Nakiri e Marcio Simão. Alejandro Pomponio cruzou a linha em sexto lugar para fechar a lista dos pilotos que subiriam no pódio se a corrida terminasse naquele momento. 

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O traçado plano de Interlagos tem a fama de melhor equilibrar as corridas e isso era facilmente percebido quando chegamos na metade da prova. Diversas disputas por posições com vários pilotos brigando roda a roda. Não era necessário muito esforço para achar uma disputa com dois ou até três karts dividindo as curvas lado a lado.

Samer Ghosn mantinha a liderança com a ajuda de Gabriel Campos, que se empenhava em empurrar o ponteiro ao invés de tentar ultrapassa-lo. Cerca de meio segundo atrás, Luiz Pierri e Fabio Nakiri vinham em estratégia semelhante para evitar que os dois primeiros abrissem vantagem. Marcio Simão vinha na quinta colocação em uma corrida solitária e tentava de tudo para conseguir entrar no vácuo de Fabio Nakiri. Nesse momento da prova, a disputa mais emocionante era aquela pelo sexto lugar, o último degrau do pódio. Sete pilotos estavam separados por menos de três segundos e protagonizavam diversas trocas de posições a cada curva. Eram eles, por ordem de posição: Alejandro Pomponio, Eraldo Silva, Rodrigo Giacomini, Sergio Miake, Rafael Skinner e os irmãos Felipe e Marcelo Iazzetti. Para se ter uma ideia do equilibrio desse grupo, na décima volta a diferença do tempo de volta entre eles foi de no máximo 190 milésimos de segundo. Espetacular!

E como ocorrido na categoria Light, muitas emoções ficaram para os últimos metros da corrida. A dupla Samer Ghosn e Gabriel Campos se ajudou até o final e, em um grande ato de reconhecimento, Samer Ghosn cedeu o primeiro lugar para Gabriel Campos, que comemorou demais a sua primeira vitória logo na categoria mais forte da Fórmula SKR. Como Gabriel correu como convidado, a vitória oficial da prova acabou ficando nas mãos de Samer. Fabio Nakiri, o japonês voador, ficou oficialmente com a segunda colocação após tentar de tudo ao lado de Luiz Pierri para chegar nos líderes. Eles acabaram cerca de um segundo atrás da dupla vencedora.

Marcio Simão ficou com a terceira colocação após a sua corrida solitária, sem incomodar ou ser incomodado. A acirrada disputa entre os sete pilotos vista na metade da prova se manteve até o final da prova e ganhou outros nomes, chegando ao seu pico com nove pilotos separados por menos de quatro segundos! Com isso, alguns toques e exageros foram vistos, o que resultou em punição pela fiscalização de prova. Ao final da prova, oito pilotos se mantinham na disputa separados por pouco mais de dois segundos. E quem se deu melhor em toda essa disputa foi Rodrigo Giacomini, que ficou com a quarta colocação. Eraldo Sila se recuperou bem para terminar em quinto lugar, seguido pelos irmãos Iazzetti, Felipe e Marcelo. Rafael Skinner fechou a corrida em oitavo lugar. Sergio Miake e Ricardo Gomes completaram a lista dos dez primeiros ao cruzarem a linha separados por apenas um décimo de segundo!

Completaram o resultado: Eric Martins, Luis Espinhal, Marco Albuquerque, Gabriel Bianchi, Daniel Ribeiro, Thiago Moreira, Eduardo Navarro, Lauricy Mathii, Murilo Leite, Fabio PL e Alejandro Pomponio. Correram como convidados os pilotos Gabriel Campos e Luiz Pierri.


O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Imagem
Imagem
CAMPEONATO

Com a bela vitória, Samer Ghosn assumiu a liderança do campeonato com 47 pontos, três a mais do que o antigo líder Eraldo, que agora soma 44 pontos. O atual campeão Marcio Simão ocupa a terceira colocação com 43 pontos, seguido por Luis Espinhal com 41. Fabio Nakiri completa o TOP 5 com 39 pontos. Belo equilíbrio e grandes nomes, garantia de muita emoção por vir nas cinco etapas até o final da temporada. 

​
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK. 
Imagem

REGISTRO DE PUNIÇÕES

Corrida Light:

- ADV + 10 seg: Piloto Luiz Pierri por toque traseiro e prejuízo ao Piloto Flavio Alves.
- ADV + 10 seg: Piloto Patrick Gehre por toque traseiro e prejuízo ao Piloto Carlos Fiuza.
- ADV: Piloto Gabriel Campos por excesso de velocidade nos boxes.
- ADV: Piloto Daniel Lima por toque no Piloto Patrick Gehre.
- ADV: Piloto Erick Sander por toque no Piloto Vitor Vilarinho.
- ADV: Piloto Wagner Takita por toque traseiro.


Corrida Pró:

- ADV + 5 seg: Piloto Eric Martins por toque lateral e prejuízo ao Piloto Alejandro Pomponio.

ATENÇÃO!
 
A próxima etapa ocorrerá no dia 4 de agosto no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 17h00 e 17h30.
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    arquivos

    Maio 2019
    Março 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Outubro 2014

    Feed RSS