Com a disputa pelo campeonato das duas categorias em aberto, o clima quente costumeiro na região invadiu as pistas e ninguém queria perder a chance de conquistar bons pontos na penúltima etapa do ano. Isso ficou claro com os grids lotados em ambas as categorias!
Flavio Alves e Eraldo Silva chegaram como os líderes das categorias Light e Pró, respectivamente. Em uma situação um pouco mais tranquila, Flavio já começa a fazer as contas para o seu primeiro título. Já na categoria PRÓ, a missão de Eraldo Silva era muito mais difícil, pois até então nenhum piloto havia conseguido manter a liderança por duas etapas consecutivas. Será que ele conseguiu essa proeza? Veja conosco a seguir.
CORRIDA - CATEGORIA LIGHT
E quem se destacou entre todos para conquistar a Pole Position foi Marcio Simão, um desses convidados. Rodrigo Giacomini garantiu o segundo melhor, seguido por Marcelo Iazzetti. O japonês Fabio Nakiri ficou com o quarto melhor tempo. Flavio Alves, o melhor piloto da Light, conquistou o direito de largar na quinta colocação.
Por isso, o que vimos durante toda a corrida da light foram grandes fileiras de karts aproveitando o vácuo para se beneficiar da velocidade final nessas disputas. Os convidados da PRÓ souberam aproveitar bem o "treino" e, como era esperado em um campeonato com categorias de desempenho, conseguiram encontrar um bom ritmo lá na ponta.
Quem se deu bem na categoria Light e conseguiu andar no ritmo dos pilotos da PRÓ durante todo o tempo foi o líder do campeonato Flavio Alves, que conquistou a vitória e se isolou ainda mais na ponta da tabela. Vitor Vilarinho ficou com a segunda colocação, seguido de perto pelo vencedor da última etapa Erick Reis. Erick Sander, um dos pilotos com mais presença em pódios da temporada, ficou com o quarto lugar. Tiago Silva conquistou a quinta colocação e Juliano Beghini fechou o pódio com o sexto lugar, apenas dois décimos de segundo atrás de Tiago. Rômulo Pavan ficou com a sétima colocação, seguido por Reimilte Pereira. Filipe Marques, que na pista cruzou na quinta colocação, foi punido com 20 segundos e caiu para nona colocação. Ricardo Sousa não repetiu o bom histórico nessa pista e ficou apenas com a décima colocação.
Completaram o resultado: Leandro Rodrigues, Edson Gonçalves e Daniel Lima. Correram como convidados: Felipe Iazzetti, Rodrigo Giacomini, Marcio Simão, Marcelo Iazzetti, Thiago Moreira, Fabio Nakiri, Eraldo Silva, Murilo Leite, Samer Ghosn, Rodrigo Maver e Kauan Carvalho.
Na categoria Pesados, Filipe Marques voltou a conquistar a vitória e praticamente se consagrou campeão dessa divisão. Erick Reis venceu pela segunda vez consecutiva na Novatos.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Com esse resultado, Flavio Alves praticamente garantiu o título da temporada 2019. Basta Flavio se ausentar ou terminar a próxima corrida sem ser desclassificado que levará o título da categoria. Erick Sander ocupa a segunda coloca com 146 pontos, 14 a menos do que Flavio. Vitor Vilarinho é o terceiro colocado com 141 pontos, 2 a mais que Ricardo Sousa. Juan Faria completa a lista do Top 5 da categoria Light até essa penúltima etapa.
Na categoria Pesados, a liderança é de Filipe Marques. Já na categoria Novatos, Erick Sander é o melhor colocado. Ambos possuem uma distância confortável para os vice líderes e dependem somente deles mesmos na última etapa.
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
CORRIDA - CATEGORIA PRÓ
E foi o próprio Raphael que saiu na frente de todos ao conquistar a pole position do treino classificatório. Marcio Simão registrou o segundo melhor tempo, seguido pelo onipresente Samer Ghosn. Eric Martins, em grande fase, ficou com o quarto melhor tempo e Felipe Iazzetti fechou a lista dos cinco melhores pilotos do qualy.
O ritmo forte e o calor dentro das pistas resultaram em alguns excessos e incidentes dentro da pista, como o que envolveu dois pilotos que Top 10 do campeonato Luis Espinhal e Fabio Nakiri. Os dois acabaram abandonando a prova após o incidente, que resultou também em uma punição para o japonês voador. Outro piloto que também teve problemas e abandonou a prova mais cedo foi Eraldo Silva, o até então líder do campeonato. Com esses três abandonos envolvendo nomes diretos da briga pelo título, os demais pilotos interessados trataram de acelerar fundo para garantir bons pontos.
E quem fez isso com maestria, registrando também a melhor volta da corrida, foi o atual bicampeão Marcio Simão. Marcio cruzou a linha com dez segundos de vantagem para Raphael Correa. A segunda colocação oficial, uma vez que Raphael era convidado, ficou com Samer Ghosn. Eric Martins manteve o bom ritmo durante toda a corrida para conquistar a terceira colocação. Pouco mais de um segundo atrás chegou Rodrigo Giacomini, que se defendeu até o último metro dos ataques de Marcelo Iazzetti. Após vencer no geral a corrida da categoria Light, Felipe Iazzetti ficou com a sexta colocação, a menos de meio segundo a frente de Rafael Skinner. Thiago Moreira conquistou a oitava colocação. Marcel Moreno foi o nono colocado e o irreverente Fabio PL fechou a relação dos dez melhores pilotos do dia na categoria PRÓ.
Completaram o resultado: Murilo Leite, Daniel Ribeiro, Luis Espinhal, Fabio Nakiri e Eraldo Silva. Correram como convidados: Raphael Correa, Flavio Alves, Rômulo Pavan, Reimilte Pereira e Edson Gonçalves.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Samer e Marcio chegam na última etapa como os dois prováveis concorrentes ao título. Muitos pontos estão em jogo ainda e tudo pode acontecer!
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
REGISTRO DE PUNIÇÕES
- ADV + 20 segundos: Piloto Filipe Marques por toque no Piloto Tiago Silva
- ADV + 5 segundos: Piloto Kauan Carvalho por toque no Piloto Samer Ghosn
Corrida Pró:
- ADV + 20 seg: Piloto Fabio Nakiri por toque no Piloto Luis Espinhal
- ADV: Piloto Eraldo Silva por toque no Piloto Marcel Moreno
- ADV: Piloto Fabio PL por entrar nos boxes pela contra mão
A grande final da temporada será realizada no dia 15 de dezembro no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 16h30 e 17h15 no formato de mini endurance e transmissão ao vivo!