Campeonato de Kart Amador
Formula SKR de Kart Amador
  • Home
  • TEMPORADA 2021
  • Calendário
  • Classificação
  • ETAPAS 2020
    • E 01 - Resultados
    • E 02 - Resultados
    • E 03 - Resultados
    • E 01 (2ºFase) - Resultados
    • E 02 (2ºFase) - Resultados
    • E 03 (2ºFase) - Resultados

RESUMO - GP DESAFIO CORINGA (7° ETAPA)

19/8/2018

0 Comentários

 
Imagem
O Grande Prêmio Desafio Coringa, válido pela 7° Etapa da Temporada 2018, foi realizado no último dia 04 de agosto no Kartódromo Granja Viana e teve como grande diferencial a volta coringa no traçado oval do Kartódromo, tornando a Fórmula SKR o primeiro campeonato a utilizar esse traçado em provas oficiais. Os pilotos deveriam, por uma única vez durante a prova, passar por essa parte do circuito que proporcionava uma ganho de aproximadamente 30 segundos em relação ao circuito principal do KGV. A melhor hora para se beneficiar dessa volta? Cada piloto deveria definir por conta própria, mesclando estratégia e velocidade nesse formato diferente de corrida.

Juan Farias (Light) e Samer Ghosn (Pró) chegaram como os líderes do campeonato nessa etapa e tinham uma grande responsabilidade nas costas, pois nenhum piloto até então conseguiu se manter líder por duas etapas seguidas nas duas categorias. Mais uma prova do equilíbrio desta temporada!

Confira a seguir tudo o que rolou nas duas corridas do dia!  
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

CORRIDA - CATEGORIA LIGHT

Imagem
A categoria Light foi para a pista com 22 karts no total. O treino classificatório, realizado no traçado  completo, exigiu dos pilotos uma boa estratégia de aquecimento de pneus em função da tarde fria na cidade de Cotia.

Erick Sander foi quem se deu melhor nessas condições para cravar a pole position com o tempo de 58s261. Helio Junior e Flavio Alves ficaram com o segundo e terceiro melhores tempos, separados por menos de 50 milésimos de Erick! Vitor  Vilarinho ficou com o quarto melhor tempo e Gabriel Campos fechou o Top 5 da qualificação. A volta coringa foi habilitada pela Direção de Prova somente na segunda volta, o que fez com que os pilotos completassem pelo menos uma volta através do circuito completo. Alguns toques foram vistos na primeira volta, mas nada que fosse passível de punição segundo a Direção de Prova.

Ao completarem a segunda volta, alguns pilotos já optaram por realizar a volta coringa na tentativa de se livrar do tráfego intenso e comum do início da corrida. Com isso, Ricardo Sousa assumiu a liderança, seguido de perto por Filipe Marques. Juliano Beghini completou a volta na terceira de colocação, cerca de dois segundos atrás de Ricardo e Filipe. Cadu Fiuza passou na quarta colocação e fechou a lista dos quatro pilotos que fizeram a volta coringa logo na primeira passagem liberada. Erick Sander vinha na quinta posição e trazia consigo com menos de um segundo de intervalo os pilotos Flavio Alves, Vitor Vilarinho e Helio Jr.  


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ao chegarmos à nona volta, que marcou a metade da corrida, os nove primeiros colocados da corrida já haviam realizado a sua volta coringa. Vitor Vilarinho liderava com uma confortável vantagem de 6 segundos para Ricardo Sousa. Rômulo Pavan ocupava a terceira colocação e se defendia dos ataques de Erick Reis e Filipe Marques. Os três estavam separados por menos de meio segundo! Reimilte Pereira vinha em uma corrida solitária na sexta colocação, cerca de 4 segundos atrás da disputa pela terceira colocação e 7 segundos a frente de Juliano Beghini, que se defendia dos ataques de Patrick Gehre. Edson Xavier ocupava a nona colocação. Helio Junior, na décima colocação, era o melhor piloto entre aqueles que ainda não haviam realizado a volta coringa. Por estar a 28 segundos do líder nesse momento, Helio era considerado o líder virtual e voltaria cerca de um segundo a frente de Vilarinho nesse momento da prova. 

A segunda metade da prova foi repleta de emoções e a utilização da volta coringa comprovou a importância de uma estratégia bem definida. Erick Sander, que estava atrás de Helio Jr. e Flavio Alves, realizou a passagem pelo trecho coringa na volta 10 e assumiu a liderança da prova. Helio Jr. e Flavio optaram por utilizar o trecho na volta 14 e voltaram em segundo e terceiro, atrás de Erick. O que se viu a partir daí foi uma bela disputa até o final.

E quem se deu melhor para receber a bandeira quadriculada foi Helio Jr! Erick Sander ficou com a segunda colocação e Flavio Alves fechou na terceira posição, quebrando a série de duas vitórias consecutivas na segunda fase do campeonato. Vitor Vilarinho ficou com a quarta colocação e por pouco não foi atacado por Gabriel Campos, que também deixou a sua volta coringa para o final. Geison Granelli, retornando às pistas após algumas etapas ausente, fechou o pódio com a sexta colocação. A disputa pela sétima colocação foi outra atração a parte e quatro pilotos completaram a prova separados por menos de dois segundos. Foram eles por ordem de chegada: Erick Reis, Ricardo Sousa, Rômulo Pavan e Filipe Marques. 

Completaram o resultado: Reimilte Pereira, Thiago Matheus, Vladimir Caridá, Juan Farias, Daniel Peach, Patrick Gehre, Nader Ghosn, Juliano Beghini, Edson Xavier, Diogenes Alexandre e Cadu Fiuza. Renan Malosti correu como convidado.

Na subcategoria Novatos, a vitória ficou com Erick Sander, um dos destaques do dia. Já na Pesados, Filipe Marques voltou a vencer após uma etapa ausente.
 

​O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.

Imagem
Imagem
CAMPEONATO

Mesmo com a quebra na sequência de vitórias, a liderança do campeonato passou para as mãos de Flavio Alves, que possui 68 pontos. Com um ponto atrás está Erick Sander, o grande destaque dessa etapa! Juan Farias, que chegou como líder, ocupa agora a terceira colocação empatado em pontos com Erick Sander, mas ficando atrás no critério de desempate. Ricardo Sousa, que também chegou a liderar a categoria no início da segunda fase, está em quarto lugar. Rômulo Pavan completa a lista dos cinco melhores da categoria até o momento.  

Erick Sander é o líder na categoria Novatos e Filipe Marques lidera com tranquilidade na categoria Pesados.


A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK. 

CORRIDA - CATEGORIA PRÓ

Imagem
A categoria PRÓ foi para a pista com 30 karts, a capacidade máxima permitida em nosso regulamento! O grande destaque do dia era a estréia de Johnny Silva como piloto titular do campeonato, dias após a conquista do Campeonato Brasileiro de Kart Profissional! 

Mas quem ofuscou a grande estréia do dia e voou para marcar a pole position com o tempo de 57s133 foi o "Monstro" Gustavo Yanez, que voltava às pistas após alguns procedimentos médicos. O atual campeão Marcio Simão ficou com o segundo melhor tempo, seguido por Fabio Nakiri. O "estreante" Johnny Silva ficou com o quarto tempo e Wendell Capraro fechou a lista dos cinco mais rápidos do treino classificatório. Uma lista de nomes de respeito no kartismo! 

Assim como na categoria Light, alguns pilotos optaram por realizar a volta coringa logo na primeira passagem. Com isso, a liderança ao final da segunda volta era de Felipe Iazzetti, seguido por seu irmão Marcelo. A terceira colocação de Marcelo Nicoro, que trazia no vácuo o piloto Daniel Ribeiro. Cerca de um segundo atrás estava Luis Espinhal, seguido de muito perto por Murilo Leite e Cardum. Esses eram os sete primeiros colocados nesse momento e também representavam a lista de pilotos que já haviam realizado a volta coringa. 


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A corrida da categoria Pró chegou a sua metade na décima volta e um fato curioso chamou a atenção. Somente dois pilotos entre os trinta participantes - Lauricy Mathii e Thiago Moreira - ainda não haviam realizado a volta coringa. A liderança nesse momento era de Gustavo Yanez, que vinha sendo empurrado por Marcio Simão em uma inteligente estratégia para se distanciarem do restante do pelotão. A tática estava dando certo e os dois já possuiam cerca de 5 segundos de vantagem para Fabio Nakiri, que por sua vez controlava a distancia de cerca de 3 segundos para Paulo Santanna. Paulo era o líder nesse momento do pelotão que disputava a quarta colocação e contava também com os pilotos Samer Ghosn, Eraldo Silva e Helio JR. Os quatro estavam separados por menos de um segundo. Cerca de dois segundos atrás tínhamos uma outra bela disputa pela oitava posição com os pilotos Marcelo Iazzetti e Johnny Silva. Felipe Iazzetti completava a lista dos dez primeiros nesse momento.  

Mesmo com os pilotos da ponta já tivessem realizado a volta coringa, a segunda metade prova foi recheada de belas disputas e alguns lances polêmicos. mas isso ocorreu da terceira colocação para trás, pois a dupla Gustavo Yanez e Marcio Simão seguiu forte até o final para conquistarem a primeira e segunda colocações, respectivamente, com mais de dez segundos de vantagem. O "japonês voador" Fabio Nakiri manteve a terceira colocação com uma segura distância para Eraldo Silva, o quarto colocado. Marcelo Iazzetti fechou a corrida na quinta colocação e Samer Ghosn completou o pódio desta disputada etapa! Felipe Iazzetti ficou com a sétima colocação, protegida até os últimos metros dos ataques de Marco Albuquerque. Fabio PL e Luis Espinhal completaram o TOP 10 da prova. Johnny Silva, que terminou em quarto lugar na pista, foi punido com 20 segundos após um toque em Wendell Capraro. 

Completaram a prova: Murilo Leite, Sergio Miake, Marcelo Nicoro, Daniel Ribeiro, Gabriel Bianchi, Johnny Silva, Denis Heib, Eric Martins, Marcelo Moreno, Rodrigo Fiacomini, Allan Silva, Rafael Skinner, Thiago Moreira, Lauricy Mathii e Wendell Capraro. Fredy Capraro foi desclassificado após corte de pista. Correram como convidados: Paulo Santanna, Helio Jr., Lucas e Cardum. 
​

​O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Imagem
Imagem
CAMPEONATO

Com esse resultado, o atual campeão Marcio Simão assumiu a liderança da categoria com 74 pontos, dois a frente de Samer Ghosn. Eraldo Silva aparece na terceira colocação com 71 pontos. Fabio Nakiri ocupa a quarta colocação e Luis Espinhal completa a lista do TOP 5 desta fortíssima categoria!

A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK. 
Imagem

REGISTRO DE PUNIÇÕES

Corrida Light:

- ADV: Piloto Patrick Gehre por toque no Piloto Diogenes Alexandre.
- ADV: Piloto Diogenes Alexandre por toque traseiro (EM REVISÃO).


Corrida Pró:

- ADV: Piloto Samer Ghosn por toque traseiro no Piloto Helio Jr.
- ADV + 20 seg: Piloto Johnny Silvai por toque lateral e prejuízo ao Piloto Wendell Capraro (EM REVISÃO).
- DQ: Fredy Capraro por corte de pista.


ATENÇÃO!
 
A próxima etapa ocorrerá no dia 1 de setembro no Kartódromo de Interlagos, com corridas as 17h00 e 17h30.
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    arquivos

    Maio 2019
    Março 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Outubro 2014

    Feed RSS