Juan Farias (Light) e Samer Ghosn (Pró) chegaram como os líderes do campeonato nessa etapa e tinham uma grande responsabilidade nas costas, pois nenhum piloto até então conseguiu se manter líder por duas etapas seguidas nas duas categorias. Mais uma prova do equilíbrio desta temporada!
Confira a seguir tudo o que rolou nas duas corridas do dia!
CORRIDA - CATEGORIA LIGHT
Erick Sander foi quem se deu melhor nessas condições para cravar a pole position com o tempo de 58s261. Helio Junior e Flavio Alves ficaram com o segundo e terceiro melhores tempos, separados por menos de 50 milésimos de Erick! Vitor Vilarinho ficou com o quarto melhor tempo e Gabriel Campos fechou o Top 5 da qualificação. A volta coringa foi habilitada pela Direção de Prova somente na segunda volta, o que fez com que os pilotos completassem pelo menos uma volta através do circuito completo. Alguns toques foram vistos na primeira volta, mas nada que fosse passível de punição segundo a Direção de Prova.
Ao completarem a segunda volta, alguns pilotos já optaram por realizar a volta coringa na tentativa de se livrar do tráfego intenso e comum do início da corrida. Com isso, Ricardo Sousa assumiu a liderança, seguido de perto por Filipe Marques. Juliano Beghini completou a volta na terceira de colocação, cerca de dois segundos atrás de Ricardo e Filipe. Cadu Fiuza passou na quarta colocação e fechou a lista dos quatro pilotos que fizeram a volta coringa logo na primeira passagem liberada. Erick Sander vinha na quinta posição e trazia consigo com menos de um segundo de intervalo os pilotos Flavio Alves, Vitor Vilarinho e Helio Jr.
A segunda metade da prova foi repleta de emoções e a utilização da volta coringa comprovou a importância de uma estratégia bem definida. Erick Sander, que estava atrás de Helio Jr. e Flavio Alves, realizou a passagem pelo trecho coringa na volta 10 e assumiu a liderança da prova. Helio Jr. e Flavio optaram por utilizar o trecho na volta 14 e voltaram em segundo e terceiro, atrás de Erick. O que se viu a partir daí foi uma bela disputa até o final.
E quem se deu melhor para receber a bandeira quadriculada foi Helio Jr! Erick Sander ficou com a segunda colocação e Flavio Alves fechou na terceira posição, quebrando a série de duas vitórias consecutivas na segunda fase do campeonato. Vitor Vilarinho ficou com a quarta colocação e por pouco não foi atacado por Gabriel Campos, que também deixou a sua volta coringa para o final. Geison Granelli, retornando às pistas após algumas etapas ausente, fechou o pódio com a sexta colocação. A disputa pela sétima colocação foi outra atração a parte e quatro pilotos completaram a prova separados por menos de dois segundos. Foram eles por ordem de chegada: Erick Reis, Ricardo Sousa, Rômulo Pavan e Filipe Marques.
Completaram o resultado: Reimilte Pereira, Thiago Matheus, Vladimir Caridá, Juan Farias, Daniel Peach, Patrick Gehre, Nader Ghosn, Juliano Beghini, Edson Xavier, Diogenes Alexandre e Cadu Fiuza. Renan Malosti correu como convidado.
Na subcategoria Novatos, a vitória ficou com Erick Sander, um dos destaques do dia. Já na Pesados, Filipe Marques voltou a vencer após uma etapa ausente.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Mesmo com a quebra na sequência de vitórias, a liderança do campeonato passou para as mãos de Flavio Alves, que possui 68 pontos. Com um ponto atrás está Erick Sander, o grande destaque dessa etapa! Juan Farias, que chegou como líder, ocupa agora a terceira colocação empatado em pontos com Erick Sander, mas ficando atrás no critério de desempate. Ricardo Sousa, que também chegou a liderar a categoria no início da segunda fase, está em quarto lugar. Rômulo Pavan completa a lista dos cinco melhores da categoria até o momento.
Erick Sander é o líder na categoria Novatos e Filipe Marques lidera com tranquilidade na categoria Pesados.
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
CORRIDA - CATEGORIA PRÓ
Mas quem ofuscou a grande estréia do dia e voou para marcar a pole position com o tempo de 57s133 foi o "Monstro" Gustavo Yanez, que voltava às pistas após alguns procedimentos médicos. O atual campeão Marcio Simão ficou com o segundo melhor tempo, seguido por Fabio Nakiri. O "estreante" Johnny Silva ficou com o quarto tempo e Wendell Capraro fechou a lista dos cinco mais rápidos do treino classificatório. Uma lista de nomes de respeito no kartismo!
Assim como na categoria Light, alguns pilotos optaram por realizar a volta coringa logo na primeira passagem. Com isso, a liderança ao final da segunda volta era de Felipe Iazzetti, seguido por seu irmão Marcelo. A terceira colocação de Marcelo Nicoro, que trazia no vácuo o piloto Daniel Ribeiro. Cerca de um segundo atrás estava Luis Espinhal, seguido de muito perto por Murilo Leite e Cardum. Esses eram os sete primeiros colocados nesse momento e também representavam a lista de pilotos que já haviam realizado a volta coringa.
Mesmo com os pilotos da ponta já tivessem realizado a volta coringa, a segunda metade prova foi recheada de belas disputas e alguns lances polêmicos. mas isso ocorreu da terceira colocação para trás, pois a dupla Gustavo Yanez e Marcio Simão seguiu forte até o final para conquistarem a primeira e segunda colocações, respectivamente, com mais de dez segundos de vantagem. O "japonês voador" Fabio Nakiri manteve a terceira colocação com uma segura distância para Eraldo Silva, o quarto colocado. Marcelo Iazzetti fechou a corrida na quinta colocação e Samer Ghosn completou o pódio desta disputada etapa! Felipe Iazzetti ficou com a sétima colocação, protegida até os últimos metros dos ataques de Marco Albuquerque. Fabio PL e Luis Espinhal completaram o TOP 10 da prova. Johnny Silva, que terminou em quarto lugar na pista, foi punido com 20 segundos após um toque em Wendell Capraro.
Completaram a prova: Murilo Leite, Sergio Miake, Marcelo Nicoro, Daniel Ribeiro, Gabriel Bianchi, Johnny Silva, Denis Heib, Eric Martins, Marcelo Moreno, Rodrigo Fiacomini, Allan Silva, Rafael Skinner, Thiago Moreira, Lauricy Mathii e Wendell Capraro. Fredy Capraro foi desclassificado após corte de pista. Correram como convidados: Paulo Santanna, Helio Jr., Lucas e Cardum.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Com esse resultado, o atual campeão Marcio Simão assumiu a liderança da categoria com 74 pontos, dois a frente de Samer Ghosn. Eraldo Silva aparece na terceira colocação com 71 pontos. Fabio Nakiri ocupa a quarta colocação e Luis Espinhal completa a lista do TOP 5 desta fortíssima categoria!
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
REGISTRO DE PUNIÇÕES
- ADV: Piloto Patrick Gehre por toque no Piloto Diogenes Alexandre.
- ADV: Piloto Diogenes Alexandre por toque traseiro (EM REVISÃO).
Corrida Pró:
- ADV: Piloto Samer Ghosn por toque traseiro no Piloto Helio Jr.
- ADV + 20 seg: Piloto Johnny Silvai por toque lateral e prejuízo ao Piloto Wendell Capraro (EM REVISÃO).
- DQ: Fredy Capraro por corte de pista.
A próxima etapa ocorrerá no dia 1 de setembro no Kartódromo de Interlagos, com corridas as 17h00 e 17h30.