Nada melhor para essa despedida do que um traçado inédito em nossa história no local. Com poucos pontos para ultrapassagem e um dos maiores trechos de aceleração total da temporada, os pilotos teriam que torcer muito no sorteio dos karts e serem bastante inteligentes na estratégia.
Flavio Alves na Light e Marcio Simão na PRÓ chegaram como os líderes do campeonato e uma grande responsabilidade nas costas, pois até o momento nenhum piloto conseguiu segurar a ponta por duas etapas seguidas nesta temporada.
Confira a seguir tudo o que rolou nas duas corridas do dia!
CORRIDA - CATEGORIA LIGHT
Helio Jr. foi quem se deu melhor com as novidades da pista para cravar a pole position do dia. Juan Farias voou para garantir o segundo melhor tempo, seguido de muito perto por Gabriel Campos. Vitor Vilarinho e Geison Granelli, profundos conhecedores de Interlagos, usaram a sua experiência para fecharem o grupo dos cinco mais rápidos do treino classificatório.
Com uma curva de 180º poucos metros após o grid, a largada em Interlagos no sentido invertido é sempre um grande desafio aos pilotos. Na categoria Light, os 27 karts passaram ilesos por essa curva em um show de habilidade ds pilotos. Porém, o mesmo não pode se dizer da curva inédita após o longo trecho de aceleração máxima. Em função da proximidade dos karts, alguns toques classificados como "de corrida" acabaram ocorrendo e alguns pilotos foram parar na grama. O maior prejudicado nessa confusão foi Thiago Matheus, que perdeu 16 posições e ficou com o "pneu murcho" da vez. Já o piloto Flavio Alves foi quem mais se destacou após largar dos boxes e conquistar dez posições na primeira passagem, recebendo assim o troféu de "pneu cheio" da etapa.
Ao completarem a segunda volta, a liderança era mantida por Helio Jr. Juan Farias também realizou uma boa largada e mantinha a segunda colocação muito próximo de Helio. Vitor Vilarinho ocupava a terceira colocação, seguido por Geison Granelli. Erick Sander foi outro piloto que aproveitou a confusão inicial para ganhar duas posições, ocupando a quinta colocação na segunda passagem. Gabriel Campos fechava a relação de pilotos que subiriam a pódio naquele momento.
Com uma segunda metade de prova perfeita após a pressão na metade da prova, Helio Jr voou para garantir a segunda vitória seguida na Temporada 2018. Vitor Vilarinho, que "empurrou" Helio por algumas voltas e ajudou a dupla a se destacar do pelotão, ficou com a segunda colocação e viu passar bem perto a primeira vitória do campeonato. Geison Granelli não teve ritmo para acompanhar a dupla da frente, mas também não foi pressionado por outros pilotos e acabou a corrida na terceira colocação. Erick Sander ficou com o terceiro lugar. Ricardo Sousa administrou a corrida para fechar na quinta colocação e por pouco não foi alcançado por Flavio Alves, que estava voando na pista e fez uma das mais fantásticas corridas de recuperação da nossa história após largar dos boxes e terminar na sexta colocação. Filipe Marques ficou com o sétimo lugar, seguido de perto por Tiago Silva. Juan Farias, que brigou pela vitória até a metade e fez a melhor volta da prova, acabou errando sozinho e terminou apenas na nona colocação. Uma pena! Edson Xavier completou o TOP 10 da categoria Light.
Completaram o resultado: Reimilte Pereira, Gabriel Campos, Augusto Vaent, Thiago Matheus, Juliano Beghini, Leandro Rodrigues, Carlos Fiuza, Patrick Gehre, Daniel Lima, Diego Silva, Romulo Pavan, Alex Gonçalves, Edson Gonçalves, Erick Reis e Vladimir Caridá. Correram como convidados Cardum e Ivan Ninomyia.
Erick Sander ficou com a vitoria na subcategoria Novatos e Filipe Marques foi o vencedor entre os pilotos da Pesados. Ambos repetiram o feito da etapa anterior!
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Flavio Alves manteve a liderança mesmo com os problemas dessa etapa, se tornando o primeiro piloto a ficar no topo da classificação por duas etapas consecutivas! Mas a sua vida não está nada fácil, pois Erick Sander está apenas dois pontos atrás no geral. A terceira colocação é de Ricardo Sousa, seguido por Juan Farias e Vitor Vilarinho. Os cinco primeiros estão separados por apenas oito pontos, o que deixa o campeonato totalmente aberto!
Na subcategoria Novatos, a liderança é de Erick Sander. Já na Pesados, Filipe Marques lidera com razoável tranquilidade.
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
CORRIDA - CATEGORIA PRÓ
A largada ocorreu sem maiores problemas, com toques classificados como normais pela Direção de Prova. Marcelo Iazzetti e Samer Ghosn foram os pilotos que mais se destacaram na largada com o ganho de quatro posições cada. Já Daniel Ribeiro e Marcelo Nicoro acabaram se prejudicando e perderam seis posições após a confusão inicial. Em função da ausência de tempo oficial, não foi possível analisar a largada de alguns pilotos.
Após a segunda passagem, Luis Espinhal havia assumido a liderança e já abria quase três segundos para Fabio Nakiri. Denis Heib e Helio Jr vinham logo atrás, separados por menos de dois décimos. Rodrigo Giacomini ocupava a quinta colocação, empurrado por Marcelo Iazzetti, que fechava o pódio neste instante.
Esse disputa emocionante por cada posição se manteve por toda a segunda metade da prova, o que espantou o frio dos pilotos e de todos que acompanhavam dos boxes! Quem pouco se importou com isso foi Luis Espinhal, que continuou o seu passeio para vencer com mais de dez segundos de vantagem! Eraldo Silva cruzou na segunda colocação, mas foi punido com trinta segundos após perder um de seus lastros. Com isso, Marcelo Iazzetti herdou a segunda colocação após um final de corrida fantástico com Fabio Nakiri, vencendo o japonês voador por menos de dois décimos de segundo. Quem também chegou junto nessa disputa foi Rodrigo Giacomini. Porém, após ser punido com 5 segundos por um toque, Rodrigo caiu para a quinta colocação. Samer Ghosn foi quem herdou a quarta colocação. Denis Heib, após uma eta ausente, voltou com tudo para conquistar o último lugar no pódio dessa fortíssima categoria. Felipe Iazzetti segurou os ataques de Marcio Simão nas duas últimas voltas para fechar na sétima colocação, três décimos a frente do atual campeão. Gabriel Bianchi ficou com a nona posição após punição dada a Fabio PL por toque no próprio Gabriel. Marco Albuquerque fechou o Top 10 da categoria,
Completaram a prova: Fabio PL, Gustavo Yanez, Daniel Ribeiro, Marcelo Nicoro, Eric Martins, Sergio Miake, Lauricy Mathii, Marcel Moreno, Ricardo Gomes, Eraldo Silva e Ivan Ninomiya. Correram como convidados: Helio JR. e Flavio Alves.
O resultado completo da bateria pode ser encontrado NESSE LINK.
Com esse resultado, Samer Ghosn retoma a liderança do campeonato com 99 pontos. Eraldo Silva e Marcio Simão aparecem empatados na segunda colocação com 97 pontos cada, sendo o desempate a favor de Eraldo que venceu na 5º Etapa. O quarto colocado no campeonato é Fabio Nakiri, que apresenta a melhor pontuação média e o maior descarte da categoria. Olho no "japonês"! Com a vitória, Luis Espinhal também encostou com 95 pontos. O Top 5 da categoria está acirradíssimo com apenas quatro pontos separando os pilotos!
A classificação completa pode ser acessada NESSE LINK.
REGISTRO DE PUNIÇÕES
- ADV: Piloto Augusto Valent;
- ADV: Piloto Patrick Gehre;
- ADV + 5 segundos: Piloto Leandro Rodrigues;
- ADC + 5 segundos: Piloto Daniel Lima.
Corrida Pró:
- ADV: Piloto Marcio Simão
- ADV: Piloto Marcel Moreno, por reincidência de toques traseiros.
- ADV + 5 segundos: Piloto Rodrigo Giacomini por toque traseiro e prejuizo.
- ADV + 5 segundos: Piloto Fabio PL por toque traseiro e prejuizo ao piloto Gabriel Bianchi;
- ADV + 30 segundos: Piloto Eraldo Silva por falta de peso mínimo ao final da prova.
A próxima etapa ocorrerá no dia 29 de setembro no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 19h00 e 19h30.