A disputa pelo primeiro título do ano estava totalmente aberta, com dez pilotos separados por menos de oito pontos e com chances reais de conquista. O prêmio em jogo? Uma vaga no evento mais esperado para os pilotos de rental do país, o Campeonato Brasileiro de Kart Amador organizado pela AMIKA. Para registrar essa etapa tão emocionante contamos com a transmissão ao vivo do Portal Kart Amador SP e seu inconfundível narrador Wellington Silva. Que beleeeeza!
O traçado dessa decisiva etapa fez jus à sua importância. Os pilotos encararam o traçado 111, considerado atualmente como um dos mais difíceis e desafiadores do KGV. Quem será que se deu melhor? E quem será que conquistou o título da primeira fase? Confira a seguir.
CORRIDA 01
Quem se deu melhor no desafiador traçado foi Eraldo Silva, que ficou com a pole position. O piloto convidado Flavio Alves registrou o segundo melhor tempo, seguido por Eric Martins. Marcelo Iazzetti e Wendell Capraro fecharam o TOP 5 do treino classificatório.
Mesmo com um grid cheio e um traçado bastante difícil, a largada ocorreu sem maiores incidentes. Quem levou o troféu "pneu cheio" da vez foi Marcelo Nicoro, que conquistou oito posições durante a primeira volta. Já o "pneu murcho" ficou com Flavio Alves, que acabou prejudicado pela confusão das primeiras curvas e perdeu sete posições após largar na primeira fila.
Ao final da segunda volta, a liderança acabava de ser conquistada por Wendell Capraro em cima de Eraldo Silva. A terceira colocação era de Eric Martins, seguido de muito perto por Fabio PL. Fredy Capraro e Felipe Iazzetti duelavam pela quinta colocação e fechavam a lista dos pilotos com posição no pódio naquele momento.
Não tivemos alterações na liderança na segunda metade da corrida e Wendell Capraro conquistou a sua primeira vitória do ano na Fórmula SKR com um ritmo arrebatador, suficiente até para mante-lo na primeira colocação mesmo após a aplicação da punição de 5 segundos no início da prova. Eraldo Silva se recuperou e terminou a corrida na segunda colocação. Eric Martins, relembrando as suas grandes exibições, ficou com a terceira posição e demonstrou que está de volta às disputas pela vitória. Fredy Capraro conseguiu se proteger dos ataques para fechar na quarta posição, logo afrente do trio Felipe Iazzetti (quinto), Fabio PL (sexto) e Marcelo Iazzetti (sétimo). Esses pilotos terminaram a prova separados por menos de um segundo e em uma disputa de tirar o fôlego. Willian Lopes ficou com a oitava posição. Rodrigo Giacomini e Marcelo Nicoro fecharam a lista dos dez melhores em outra disputa emocionante, separados por menos de um décimo.
Completaram o resultado: Ivan Ninomiya, Lauricy Mathii, Allan Silva, Sergio Miake, Rômulo Pavan, Juan Farias, Rafael Skinner, Diogenes Alexandre, Carlos Fiuza, Edson Xavier e Diego Silva.
* Lembramos que os convidados são desconsiderados no resultado oficial da prova e disputam apenas o troféu de "Convidado Vencedor da Etapa".
CORRIDA 02
Diferente do primeiro grupo, a largada da segunda bateria do dia registrou alguns incidentes no pelotão intermediário e pelo menos quatro pilotos acabaram se envolvendo em toques e perdendo valiosos segundos. O troféu "pneu cheio" desse grupo ficou com Augusto Valent, que ganhou seis posições ao longo da primeira volta. Já o "pneu murcho" registrou o prejuízo sofrido por Victor Silva na primeira volta, que perdeu dez posições.
Após a segunda volta, nenhuma alteração nas duas primeiras posições, mantidas por Johnny e Samer. Giovanni Ballarin largou bem e pulou para a terceira colocação. Fabio Nakiri e Murilo Leite completavam os cinco primeiros.
Em que pese a bela disputa entre Johnny e Ballarin até os últimos metros da corrida, a bandeirada quadriculada foi dada oficialmente para Samer Ghosn, que se tornou o primeiro piloto a vencer duas vezes na após as oito corridas da primeira fase da temporada. Marcio Simão ficou com a segunda colocação oficial, o que lhe garantiu o segundo título na Fórmula SKR. Gabriel Bianchi fechou a corrida na terceira colocação, após se defender dos ataques de Fabio Nakiri até a última volta. Murilo Leite, em uma bela corrida, fechou a corrida na quinta colocação, menos de um décimo a frente de Luis Espinhal, que completou o pódio oficial da bateria. Marco Albuquerque acabou perdendo um pouco de desempenho durante a corrida e fechou apenas na sétima colocação. Daniel Ribeiro e Thiago Moreira disputaram até o final a oitava colocação. Eduardo Navarro fechou a lista dos dez melhores da bateria.
Completaram o resultado: Denis Heib, Ricardo Gomes, Victor Silva, Tiago Silva, Juliano Beghini, Augusto Valent, Thiago Matheus, Fabio Gallo e Daniel Lima. Erick Sander não completou a prova.
* Lembramos que os convidados são desconsiderados no resultado oficial da prova e disputam apenas o troféu de "Convidado Vencedor da Etapa".
CAMPEONATO
Os 65 pilotos participantes da primeira fase foram divididos em duas categorias para o restante do campeonato, que tem início na quinta etapa em junho. Com certeza teremos muitas emoções nessa nova fase!
Classificação completa: NESSE LINK.
REGISTRO DE PUNIÇÕES
- ADV + 5 seg: Piloto Wendell Capraro por toque traseiro e prejuizo ao Piloto Eraldo Silva.
- ADV + 5 seg: Piloto Flavio Alves por toque traseiro e prejuízo a outro piloto.
Corrida 02:
- Stop & Go: Piloto Erick Sander, por toque traseiro e prejuízo aos pilotos Silvio Nsil e Augusto Valent.
- Desclassificação: Piloto Erick Sander, por atitude antidesportiva após a sinalização do Stop & Go.
A próxima etapa ocorrerá no dia 09 de junho no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 17h00 e 17h30.