A forte chuva que caiu antes da corrida deixou os pilotos apreensivos e fez com que a Organização optasse pela mudança de traçado. Porém, assim que os pilotos foram para a pista, a chuva deu uma trégua e possibilitou aos pilotos uma corrida em pista seca.
Esta etapa marcou a estreia do novo sistema de pesagem, algo inédito no kartismo amador. Uma balança localizada na entrada dos boxes mediu o peso de todos os karts ao final da corrida, garantindo que todos os pilotos obedecessem o lastro mínimo exigido. Isso fez com que a Organização reduzisse o tempo necessário para as pesagens antes da corrida e desse aos pilotos a responsabilidade de controle do peso do seu conjunto, assim como realizado em provas profissionais e de endurance. Essa novidade foi aprovada por todos!
CATEGORIA PRÓ
O treino de classificação da categoria PRÓ registrou o maior equilíbrio entre os tempos da história da Fórmula SKR. Menos de 0,6 segundo separaram os quinze primeiros da categoria. Sensacional!
A pole position ficou com Marcelo Nicoro, que registrou o tempo de 39.186 segundos. A segunda posição foi conquistada por Fabio Cunha, seguido por Geison Granelli, que retornava às pistas após duas etapas ausente. Ricardo Gomes e Eric Martins, em ótimas performances, fecharam o grid dos cinco mais rápidos da categoria PRÓ.
A largada da categoria PRÓ foi bastante limpa, uma característica que vem se mantendo nas últimas etapas. Os destaques ficaram com Gabriel Campos e Mauricio Lund, que ganharam 8 e 6 posições na primeira volta, respectivamente.
A liderança ao final da segunda volta era de Fabio Cunha. Thiago Moreira e Marcelo Nicoro brigavam ferozmente pelsa segunda posição, divididos por apenas um décimo. A quarta posição era de Eric Martins. Mauricio Lund, em um inicio de corrida fantástico, já acumulava oito ultrapassagens para ocupar a quinta posição.
Na 10º volta, a liderança era mantida por Marcelo Nicoro, que caminhava para tentar sua primeira vitória. Mas o caminho não seria fácil, pois menos de 2 segundos separavam os cinco primeiros da corrida nesse momento. Eram eles: Fabio Cunha, Thiago Moreira, Eric Martins e Mauricio Lund. A sexta posição nesta altura era disputada por Ricardo Gomes e Denis Heib. A oitava posição era de Ettore Bovo. Marco Albuquerque e Willian Lopes completavam os dez primeiros.
As últimas voltas da corrida reservaram fortes emoções! Em um trabalho conjunto de equipe, Mauricio Lund e Thiago Moreira escalaram o grupo para fechar a corrida nas duas primeiras colocações! A terceira posição ficou com Fabio Cunha, que andou forte durante todo o dia. Marcelo Nicoro, que liderou até as últimas voltas, viu a primeira vitória escapar para fechar na quarta posição, seguido de perto por Eric Martins. A sexta posição ficou com Marco Albuquerque, que no trecho final conseguiu ultrapassar Denis Heib e Ricardo Gomes. Geison Granelli, em seu retorno às pistas, garantiu o nono lugar, a frente de Gabriel Bianchi, que completou os dez primeiros.
A 11ºposição ficou com Giovanni Cordeiro, que se defendeu até a última volta dos ataques de Willian Lopes e Gabriel Campos. Ettore Bovo, após sofrer um toque, finalizou a corrida apenas na 14º posição. Jorge Bertelli, outro piloto que retornou às pistas após um tempo afastado, acabou a corrida em 15º posição, a frente de Eduardo Navarro, que correu com uma adaptação de lastro em seu banco e acabou não conseguindo de encontrar na pista. Danilo Gaidarji abandonou a corrida após ser punido com um “Stop & Go”.
Com esta incrível vitória, Mauricio Lund manteve a liderança do campeonato e abriu quatro pontos para Thiago Moreira. Fabio Cunha manteve a terceira posição. Samer Ghosn ganhou uma posição e ocupa a quarta posição, a frente de Willian Lopes.
CATEGORIA LIGHT
A disputa pela pole position na categoria Light também foi muito equilibrada. Apenas 0,4 segundos separaram os 5 primeiros. Melhor para Vitor Vilarinho, que cravou o tempo de 39.234 segundos e garantiu a primeira colocação e um ponto extra no campeonato. O segundo melhor tempo ficou com Rodrigo Giacomini, seguido pelo português voador Marcos Ascensão. Os novatos Ivan Ninomiya e Marcio Simão completaram o Top 5 do grid de largada.
A pista ainda estava um pouco úmida no momento da largada, o que exigiu bastante cuidado dos pilotos. O destaque ficou com os pilotos Diego Silva e Fernando Nassif, que ganharam 05 posições cada na primeira volta.
Na segunda passagem a liderança era de Rodrigo Giacomini, seguido por Marcos Ascensão. Os dois conseguiram ultrapassar o pole Vitor Vilarinho, que agora ocupava a terceira posição. Adriano Alves, em um belo inicio de corrida, vinha na quarta posição seguido de muito perto por Flavio Perillo.
Na 10º Volta, os três primeiros colocados se mantinham os mesmo, com a diferença de que Rodrigo Giacomini já abria cerca de 5 segundos para Marcos Ascensão. Na quarta posição tínhamos o estreante Marcio Simão, que possuia apenas 0,2 segundos de vantagem para Flavio Perillo. Na sexta posição vinha mais um estreante: Ivan Ninomiya, que se defendia dos ataques de Adriano Alves. A disputa pela oitava posição era muito acirrada entre três pilotos, separado por menos de meio segundo. Eram eles: Alan Castro, Diego Silva e Marcelo Dinhi.
A bandeirada quadriculada foi dada para Rodrigo Giacomini, que garantiu a segunda vitória consecutiva e assumiu a liderança da categoria. Marcos Ascensão garantiu o segundo lugar, a frente de Vitor Vilarinho, que por sua vez administrou bem a vantagem para o grupo que brigou até a última volta pela quarta posição. Melhor para Marcio Simão, que chegou a frente de Ivan Ninomiya e Flavio Perillo. Adriano Alves, em um final de corrida tranquilo, fechou na sétima posição. Alan Castro terminou na oitava posição, a frente de Marcelo Dinhi e Diego Silva, que fechou a lista dos pilotos que terminaram a prova na mesma volta do líder.
Erick Burato acabou a corrida em 11º lugar e, pela primeira vez na 2ºfase, perde a liderança da categoria. Miguel Passos recebeu a bandeirada na 12º posição, a frente Marcos Soares e Daniel Peach. O estreante Marcos Calazans não se intimidou pare fechar a corrida na 15º posição, a frente de Marcelo Bombardelli e Carlos Ramos. Fernando Nassif terminou apenas na 18º posição após ter que cumprir um “Stop & Go”. Diogenes Lisboa, após se envolver em um forte acidente nas primeiras voltas, se manteve na pista para completar na 19º posição.
Com a segunda vitória consecutiva, Rodrigo Giacomini assume a liderança da categoria, deixando para trás o até então líder Erick Burato. A terceira colocação permanece com Adriano Alves. Mesmo sem correr nesta etapa, mas considerando a regra do descarte, Rafael Skinner passa a ocupar a quarta colocação, a frente de Marcelo Dinhi.
REGISTRO DE PUNIÇÕES
- ADV: Kart 20, por toque lateral no kart 22. Trecho 01;
- ADV: Kart 06, por toque lateral no kart 14. Trecho 02;
- S&G: Kart 06, por toque traseiro no kart 12. Trecho 02;
- ADV: Kart 02, por toque lateral no kart 17. Trecho 02;
- ADV: Kart 16, por toque no kart 23 (em revisão). Trecho 02.
Categoria Light:
- ADV: Kart 08, por toque no kart 33. Trecho 02;
- ADV: Kart 23, por toque lateral no kart 14 (em revisão). Trecho 01;
- S&G: Kart 08, por toque lateral no kart 16. Trecho 02.
- Pilotos “pendurados” para a próxima etapa: Alan Castro, Mauricio Lund, Denis Heib e Danilo Gaidarji.
* Entende-se como pendurados os pilotos próximos a atingir 03 advertências na fase vigente, o que, conforme o regulamento, resulta na perda de dois pontos na classificação geral.