Reforçando o diferencial de buscar a maior variedade possível de traçados ao longo da temporada, a Organização optou por um formato mais travado para essa etapa com o "temido" grampo na entrada da reta principal. Os pilotos teriam poucos pontos de ultrapassagem e deveriam andar no limite, ao mesmo tempo em que a técnica seria muito cobrada!
Gustavo Yanez, o líder da Categoria CUP, não participou da etapa em função de uma viagem. Ótima oportunidade para os demais pilotos buscarem o lugar mais alto na classificação! Já na categoria Challenge, a liderança era ocupada por Gabriel Campos, que prometia fazer de tudo para mante-la. Será que ele conseguiu? Ou tivemos novos líderes após essa etapa? Confira a seguir!
Quem se aproveitou desse espaço vazio foi Eraldo Silva, que pulo da terceira para a primeira colocação. Johnny Silva, que largou na quarta colocação, aproveitou o embalo para seguir Eraldo, deixando Paulo Santanna com a terceira colocação. A disputa pela liderança entre esses três pilotos duraria a corrida toda, com diversas alternâncias de posições. Um pouco mais atrás, Eder Santos fazia uma excepcional corrida de recuperação.
Após muita disputa, Eraldo Silva foi o primeiro piloto a receber a bandeira quadriculada após ultrapassar Johnny Silva na última volta da corrida. Johnny ficou com a segunda posição, seguido por Paulo Santanna. Os três pilotos terminaram a corrida com uma distância inferior a três décimos (foto abaixo). Flavio Alvez, o campeão da Categoria Light em 2018, ficou com a quarta colocação e mostrou que está entre os grandes nomes para a categoria PRÓ nesse ano. Marcelo Iazzetti terminou em quinto e Samer Ghosn, o atual campeão da PRÓ, fechou o pódio dessa bateria. Tivemos uma grande amostra do que será o restante desse ano, principalmente quando as categorias forem divididas! Outros destaques da bateria foram Eder Santos, que terminou na 10º posição após uma corrida de recuperação, e Thaty Acera, que fechou na 21º posição e abrilhantou a etapa com o retorno de uma mulher ao grid.
O resultado completo da primeira bateria da CUP se encontra no link https://bit.ly/2Fwz7jj
Na quarta volta tivemos um dos lances que seriam decisivos para a corrida. Após ultrapassar Anthony Peperone, Thiago Moreira começou a empurrar Fabio PL em uma estratégia que seria invencível naquela tarde. Virando mais rápido do que todos na pista e contando com os erros e disputas dos pilotos a frente, os dois começaram a escalar o pelotão e chegaram ao líder Nakiri quando ainda faltavam 7 minutos de prova. A partir desse momento, a disputa pela liderança ficou ainda mais emocionante, pois Fabio Nakiri e Eric Martins conseguiram igualar o ritmo de Fabio e Thiago. A briga entre os quatro pilotos durou até a última volta, que foi aberta com Fabio PL na liderança. Em uma atitude de agradecimento e respeito pela estratégia adotada, PL cedeu a primeira colocação para Thiago nos últimos metros da corrida, que comemorou muito com a família presente. Fabio Nakiri ficou com a terceira colocação. Eric Martins terminou a corrida junto aos três pilotos, mas foi punido com três segundos por um toque e caiu para a quinta colocação. Quem agradeceu e comemorou muito o quarto lugar foi o novato Anthony Peperone, que vem mostrando resultados incríveis logo em seu primeiro ano no kartismo. Gabriel Campos fechou o pódio com a sexta colocação a 4 segundos do vencedor, mostrando que a corrida foi bastante disputada.
O resultado completo da segunda bateria da CUP se encontra no link https://bit.ly/2Fwz7jj
Murilo Leite, que fez um grande segundo semestre em 2018 e vem evoluindo de forma fantástica, cravou a pole position no desafiador treino de classificação de apenas três minutos. Paulo Santanna completou a primeira fila. Murilo manteve a liderança após a largada. Peter Jankowski foi o grande destaque nas duas primeiras voltas ao pular da quarta para a segunda posição. Já Thiago Moreira manteve o terceiro lugar nas primeiras voltas.
Com o início do período de trocas, as posições do meio do grid variaram bastante. Já os pilotos da ponta optaram por seguir na pista para conquistar pontos importantes nessa primeira corrida do dia. Eder Santos e Fabio Nakiri se destacaram na segunda metade da prova ao se empurrarem, estratégia essa que já havia sido vitoriosa em uma das corridas do dia na Categoria CUP. Os dois assumiram as primeiras posições e abriram grande vantagem para os demais pilotos. Faltando duas voltas para o final da corrida, Fabio Nakiri ultrapassou Eder e segurou a posição até o final para vencer pela primeira vez na temporada 2019! Eder ficou com a segunda colocação e Murilo Leite fechou o pódio de forma merecida. Entre os pilotos que resolveram realizar a troca nesta corrida, Johnny Alves foi o melhor colocado na nona posição.
O resultado completo da primeira corrida da Challenge se encontra no link https://bit.ly/2Fwz7jj
Nakiri e Eder deixaram para realizar a troca de kart no limite da janela, uma estratégia que visava aproveitar ao máximo os bons karts que possuíam. Após o fim da janela de trocas, Johnny Silva assumiu a liderança da prova. A pequena, mas confortável distância para Fabio PL foi administrada até o final e Johnny venceu pela segunda vez na temporada, repetindo a vitoriosa estratégia que o levou a vencer na segunda corrida da primeira etapa. Fabio PL ficou com a segunda colocação e Paulo Santanna completou o pódio. Entre os pilotos que realizaram a parada, o destaque ficou para Eder Santos com a 13º posição.
O resultado completo da segunda corrida da Challenge se encontra no link https://bit.ly/2Fwz7jj
Já na Categoria Challenge, Johnny lidera de forma isolada com 64 pontos, 4 a mais do que Fabio Nakiri. Fabio PL e Denis Heib possuem 56 pontos, mas os critérios de desempate colocam PL na terceira posição.
A classificação completa das duas categorias pode ser acessada no link https://bit.ly/2tUMJ13
A próxima etapa será realizada no dia 20 de abril no Kartódromo Granja Viana, com corridas a partir das 16h00 e transmissão ao vivo do Kart Amador SP. Acesse a programação!